RECENTES

domingo, 7 de julho de 2013

"Corações em Silêncio" de Nicholas Sparks [Opinião Literária]

Título: Corações em Silêncio
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Editorial Presença
Coleção: Grandes Narrativas (nº119)

Sinopse:
Confrontado com situações de extremo perigo, Taylor McAden, bombeiro voluntário, expõe-se até ao limiar do perigo. Denise é uma jovem mãe solteira, cujo filho de cinco anos sofre de um inexplicável atraso de desenvolvimento e a quem ela devota a sua vida numa tentativa de o ajudar. Mas o caso vai aproximar estes seres. Numa noite de tremendo temporal, Denise sofre um acidente de automóvel e é Taylor quem vem socorrê-la. Embora muito ferida, a jovem depressa toma consciência de que o filho já não se encontra na sua cadeirinha do banco traseiro. Taylor irá até ao fim de uma angustiante noite de buscas para o encontrar. Foram tecidas as primeiras malhas que os irão unir, e o pequeno Kyle desabrocha ao calor da ternura daquele homem. Denise abandona-se à alegria de um amor nascente. Mas Taylor tem em si cicatrizes antigas, que o não deixam manter compromissos de longa duração. Nicholas Sparks, esse talentoso contador de histórias, intervém com a sua magia redentora e a sua inigualável capacidade de aprofundar a complexidade das relações e dos afectos.

Opinião:
Nicholas Sparks, mestre do romance e de estórias emotivas, cria nesta obra um relato ternurento mas bastante real que explora os traumas de infância e problemas na área do desenvolvimento infantil. Sempre sensível, realista e perspicaz, o autor combina os ingredientes perfeitos para uma boa leitura: um romance enternecedor, momentos de ação e suspense, e personagens fabulosas cujos destinos não deixarão nenhum leitor indiferente.
Denise é uma protagonista eficaz, com quem facilmente criei uma empatia imediata, pois é uma mulher forte, determinada, que apesar de todas as adversidades que a vida lhe trouxe, continua a dedicar a sua vida, toda a sua força interior, em prol do filho. Kyle é um menino encantador, cujas dificuldades comunicativas tornam-se no foco do quotidiano de Denise. É impossível ficar indiferente ao desespero desta mãe, sem saber concretamente a causa desta perturbação no desenvolvimento do filho, recebendo a cada dia que passa diferentes diagnósticos possíveis mas nenhum prevalecendo como explicação final. Esta componente da obra foi extremamente enriquecedora, apreciei bastante a abordagem do quotidiano de uma criança com distúrbios de aprendizagem.
Por sua vez, Taylor é o verdadeiro mistério desta estória. O seu desapego e relutância em ser feliz são características exasperantes mas rapidamente nos apercebemos que estão enraizadas num trauma de infância que marcou a sua vida para sempre. A relação entre Taylor e Denise é muito realista e o seu eventual declínio é retratado de uma forma credível, considerando todas as cicatrizes do passado que ambos recusam admitir.
Nicholas Sparks não é propriamente adepto de finais felizes, pelo menos não completamente, por isso já esperava algum tipo de tragédia no final. Contudo, fiquei surpreendida com a mesma e bastante emocionada. Pois esta é a magia deste autor: consegue sempre tocar naquela corda emocional no nosso âmago, tornando-se impossível não nos sensibilizarmos com as suas estórias. Uma leitura absorvente sobre o poder regenerador dos afetos.

5 comentários:

  1. Mais uma review fantasticamente bem escrita!! :D

    ResponderEliminar
  2. Realmente descrever este livro de forma inspirante :)
    Já li este livro há vários anos e lembro-me de que gostei. Não foi dos mais gostei de Nicholas Sparks mas gostei :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma estória linda de facto :)
      Mas também já me disseram que o Nicholas Sparks tem melhores livros...

      Beijinhos*

      Eliminar