RECENTES

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

"Anúncio de um Crime" de Agatha Christie [Opinião Literária]


Título: Anúncio de um Crime
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº8) / Miss Marple (nº5)

Sinopse:
Anuncia-se um assassinato, a ter lugar em Little Paddocks, sexta-feira 29 de Outubro, pelas 18.30. Amigos, aceitem este convite, será o único.
É desta forma que o jornal local apresenta o enigmático anúncio que despertará grande entusiasmo em Chipping Cleghorn. Curiosos, todos os amigos e conhecidos de Letitia Blacklock, proprietária de Little Paddocks, decidem não faltar ao convite. Todavia, também Letitia é apanhada de surpresa; mas, como boa anfitriã que é, acha por bem participar na festa. Todos esperavam uma partida ou um jogo – escolhe-se um «assassino secreto», apagam-se as luzes, a «vítima» cai e os jogadores tentam adivinhar quem foi o culpado. Prometia ser divertido, até que é encontrada a vítima… assassinada! Um jogo tão mortífero como este requer o melhor jogador de todos: Miss Jane Marple.

Opinião:
Este é o meu cenário favorito para os policiais de Agatha Christie: uma pequena aldeia, em que todos se conhecem mas em que segredos do passado escondem-se por trás de uma fachada de calma e passividade. Aliado a este ambiente surge uma das minhas personagens favoritas do universo de Christie: Miss Marple.
Com um conjunto bem definido de suspeitos, esta velhinha adorável terá que desvendar quem tornou o homicídio num jogo macabro. A perspicácia, astúcia e inteligência de Miss Marple surgem em grande plano nesta obra, sendo que a revelação da identidade do assassino é – como de costume – chocante! A própria explicação do seu processo de resolução do crime é surpreendente. O leitor chega ao fim perplexo por ter deixado passar tantos pormenores aparentemente desinteressantes mas que no fundo constituíam a chave para deslindar o caso.
Todas estas pequenas peças do puzzle encaixam para criar um mistério intrincado, fabuloso e brilhantemente estruturado!

5 comentários:

  1. Foi o 1º livro que li de Agatha Christie!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... mas quando peguei nele pensei que era do Poirot *não tinha lido a sinopse*
      >.<

      Eliminar
    2. Ups xD Mas a Miss Marple é awesome *.*

      Eliminar
    3. Ela é adorável *-*

      Eliminar