RECENTES

quinta-feira, 13 de junho de 2013

"Quem Ama Acredita" de Nicholas Sparks [Opinião Literária]

Título: Quem Ama Acredita
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Editorial Presença
Coleção: Grandes Narrativas (nº287)

Sinopse:
Jeremy Marsh vive em Nova Iorque, é um jornalista científico que trabalha para a Scientific American. O seu talento especial para desmistificar fenómenos paranormais fraudulentos faz dele uma personalidade pública e conceituada. O cepticismo é, naturalmente, uma das suas características. Agora, aí vai ele a caminho da Carolina do Norte, aonde alguém o chamou, da pequena localidade de Boone Creek, para esclarecer um fenómeno de luzes misteriosas que à noite têm sido vistas sobre um velho cemitério meio arruinado. Jeremy está convencido que lhe bastará apenas uma semana para desvendar o caso. Porém não espera que irá encantar-se com aquela pequena comunidade que o recebe calorosamente nem sobretudo com uma bela e enigmática bibliotecária. Ela disponibiliza-lhe gentilmente um gabinete onde ele pode pesquisar documentos antigos. A aproximação é inevitável, mas ambos sofreram amargas desilusões no passado. Jeremy, que passou por um divórcio, e Lexie, que se envolveu em dois casos amorosos que a deixaram profundamente magoada, vão ter de se confrontar com escolhas arriscadas se quiserem ficar juntos. Lexie está fortemente enraizada na sua comunidade e, além disso, não quer abandonar Doris, a avó que a criou e por quem nutre um imenso carinho. Estará Jeremy disposto a deixar Nova Iorque para ficar com a sua amada? Será ele ainda capaz de acreditar num grande amor?

Opinião:
Nicholas Sparks aposta mais uma vez no seu género de eleição: o romance. No entanto, cai no erro de apostar na sua fórmula habitual, levando-a à exaustão. A narrativa é demasiado previsível, sem o habitual cunho pessoal que o autor introduz nas suas estórias.
As próprias personagens são algo ocas e unidimensionais. Os protagonistas sofreram desilusões e amarguras no passado, mas rapidamente se atiram de cabeça para uma relação que tem tudo para correr mal para ambos. Mais ainda, o autor opta pelo típico final feliz, o que apenas reforçou a minha ideia de que esta estória não traz nada de especial.
A explicação final sobre a origem do fenómeno supostamente sobrenatural que fascina toda esta vila – o grande mistério da obra – é mediana e sem grande interesse, deixando-me francamente desiludida.
Em contrapartida, gostei do retrato de uma comunidade unida, com fortes raízes no passado, constituída por indivíduos caricatos. Na verdade, gostaria que as personagens secundárias que compõem esta vila, como Doris, Rodney e Rachel, tivessem sido mais exploradas.
No fundo, é uma leitura confortável, mas careceu a componente emotiva que me teria feito apaixonar pela estória, pelas personagens, pelo ambiente. Aliás, esteve longe de me conseguir arrebatar e surpreender verdadeiramente. Não é certamente um bom exemplo da qualidade normalmente associada a este autor. 

18 comentários:

  1. Dos que já li do autor, ambos tivera finais trágicos. O primeiro impressionou-me muito pela positiva, embora ache que a história decorreu muito rapidamente. Já o segundo, põe-nos, de certa forma, a pensar e transmite uma grande mensagem. Mas faltou-lhe emoção. Penso que o autor devia dedicar mais tempo aos seus livros, planeá-los e desenvolvê-los melhor. Lêem-se muito facilmente e penso que todos nós gostamos de um livro cuja história decorra com calma, uma história elaborada e personagens mais distintas. E claro, uma certa química entre as personagens-chave.
    Ass: Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, este livro carece de algum planeamento e desenvolvimento mais profundo.
      Falta-lhe emoção e alguma coisa que o distinguisse, senão parece apenas "mais um" (e de fraca qualidade) :/
      Por curiosidade, quais é que já leste do Nicholas Sparks?

      Eliminar
    2. "Dei-te o Melhor de Mim" e "O Sorriso das Estrelas". Depois de ler o primeiro não resisti e decidi explorar um pouco mais a escrita de Nicholas Sparks. Confesso que esperava mais, mas não pude deixar de me render ao final de "Dei-te o Melhor de Mim", que me fez chorar baba e ranho. Já o outro não teve esse efeito (julguei-o por ser mais antigo). Claro que fui começando a pesquisar opiniões e a compará-las, podendo formar uma opinião mais elaborada, não me baseando apenas nas 443 páginas que li da sua autoria.
      Ass: Mistery

      Eliminar
    3. Curioso, o "Dei-te o Melhor de Mim" foi também a minha estreia com o autor e agradou-me bastante. Principalmente o final que, como dizes, é incapaz de deixar qualquer leitor indiferente!
      Esta segunda leitura já não foi tão impressionante, mas este mês ainda planeio ler "À Primeira Vista" e "Corações em Silêncio" portanto acho que no final do mês terei uma noção mais aprofundada sobre o autor.
      Gostava também de ler os livros mais conhecidos do autor - aqueles que já foram adaptados ao cinema - porque gosto bastante dos filmes...

      Eliminar
    4. Os filmes acabam sempre por ter algumas diferenças em relação à obra, acabando esta (na maior parte das vezes) por ser a mais interessante. Geralmente, nunca vejo o filme antes de ler o livro, pois o filme não nos desperta emoções tão fortes quanto a obra em que foi baseado.
      Ando de olho em "Um Homem Com Sorte", mas penso que esse não será o próximo. Quem sabe?
      Boas leituras!
      Ass: Mistery

      Eliminar
    5. Geralmente gosto de ler os livros antes de ver as suas respetivas adaptações cinematográficas mas acho que as obras do Nicholas Sparks devem ser a única exceção xD Já vi praticamente todos os filmes baseados nas suas estórias e ainda não li os originais! --'

      Se realmente leres "Um Homem com Sorte" depois vou cuscar a tua opinião :)

      Boas leituras!

      Eliminar
    6. Lembrar-me eu de te avisar se tiver oportunidade de o ler! :)
      Ass: Mistery

      Eliminar
    7. Eu lembro! :) Ou então ao cuscar o teu blogue apercebo-me :)

      Eliminar
  2. Por acaso este foi o primeiro livro que li do escritor porque havia cá em casa. E na altura (há uns valentes anos atrás) adorei! Agora já não sei que opinião teria se lesse de novo, mas na altura arrebatou-me levou-me a ler quantos livros podia dele! Este é dos únicos que tem continuação, e pelo que eu me lembro, tem emoções fortes...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Secalhar se o tivesse lido há uns anos atrás também me teria arrebatado... Mas confesso que agora não o achei nada de especial...
      Pretendo ler a continuação este mês, espero que, como dizes tenha emoções fortes!

      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Claro que é o que me lembro da altura... Mas tem uma história bem mais dramática que esta.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Eu por acaso gostei deste livro. A continuação é que não foi nada de especial e aí terás o teu final trágico :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero gostar mais da continuação, mas estou a ver que não te convenceu muito :/

      Eliminar
    2. Espero sinceramente que gostes... Para mim foi pior do que este. A forma rápida como este romance aconteceu trará as suas consequências e torna a leitura aborrecida porque são muitas páginas em torno de uma mesma coisa! :(

      Eliminar
    3. Ohhh :( Já vou para essa leitura com expectativas tão baixas...

      Eliminar
    4. Isso pode ser bom! Podes superá-las mais facilmente :). Desculpa se foi o meu comentário que tas baixou, não era minha intenção! :( :(

      Eliminar
    5. Oh não, nem foi pelo teu comentário (apesar de valorizar bastante a tua opinião), é só que como já não gostei muito do primeiro, não estou a ver como é que o segundo me vai agradar :/
      Mas tens razão numa coisa, com expectativas baixas é mais fácil superá-las :)

      Eliminar