RECENTES

terça-feira, 30 de julho de 2013

"A Cidade de Vidro" de Cassandra Clare [Opinião Literária]

Título: A Cidade de Vidro
Autora: Cassandra Clare
Editora: Planeta
Coleção: Caçadores de Sombras (nº3)

Sinopse:
Para salvar a vida da mãe, Clary tem de ir à Cidade de Vidro, o lar ancestral dos Caçadores de Sombras - não a incomoda que a entrada nesta cidade sem autorização seja contra a Lei e que violá-la possa significar a morte. Piorando mais a situação, ela vem a saber que Jace não a quer lá e que Simon foi encarcerado na prisão pelos Caçadores de Sombras que suspeitam de um vampiro que tolera a luz do Sol.
Ao tentar descobrir mais pormenores sobre o passado da sua família, Clary encontra um aliado no misterioso Sebastian. Com Valentine a reunir toda a força do seu poder para destruir de uma vez por todas os Caçadores de Sombras, a única possibilidade de estes o derrotarem é combater ao lado dos seus eternos inimigos. Mas podem os Habitantes do Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras pôr de lado o seu ódio mútuo e aliarem-se? Embora Jace compreenda que está pronto a arriscar tudo por Clary, poderá ela utilizar os seus poderes recentes para ajudar a socorrer a Cidade de Vidro - custe o que custar?

Opinião:
Neste terceiro volume de uma saga extraordinária da fantasia urbana, o leitor é finalmente transportado para a mística e fascinante cidade de Idris, a capital do mundo dos Caçadores de Sombras. Este é um cenário mágico, um paraíso supostamente seguro e idílico para todos os que combatem as forças demoníacas. Mas uma ameaça iminente, protagonizada por Valentine, rapidamente revelará as fraquezas deste refúgio e colocará em risco as vidas e os futuros dos Caçadores de Sombras.
O enredo não poderia, pois, ser mais aliciante. A partir da segunda metade do livro, torna-se impossível parar. As revelações surgem em catadupa, o ritmo é alucinante e a adrenalina ao rubro! Ação, mistério, sacrifício são palavras-chave neste desenlace final. Este não deixa de ser previsível (nada surpreendente tendo em conta o público-alvo), embora não possa negar a existência de alguns momentos mais sombrios e uma certa tragédia que me surpreenderam bastante. A autora fornece todas as explicações necessárias, deixando todas as pontas soltas dos volumes anteriores bem atadas (o que me leva a inquirir acerca da necessidade e pertinência dos livros que escreveu a seguir, confesso que não sinto grande entusiasmo perante a perspetiva de os ler quando este volume terminou de uma forma tão perfeitinha).
Mais ainda, todo o leque de personagens está bem mais maduro e explorado, sendo que mesmo as personagens secundárias têm os seus momentos de destaque. É dado mais ênfase às personagens adultas (um pouco menosprezadas nos volumes anteriores), explorando os seus passados e as suas ligações.
A única personagem que me desiludiu foi Clary. Tenho que confessar: ela não é de todo uma protagonista muito interessante. Na maioria das vezes limita-se a fazer precisamente o oposto do que lhe dizem, sem ponderar as consequências dos seus atos. No fundo, acaba por ser uma heroína acidental e algo passiva. Esperava que evoluísse mais neste volume, o que, para mim, não aconteceu.
Por outro lado, Jace continua irreverente, destemido e enigmático, apesar de finalmente termos acesso a o seu lado mais emocional. As suas tiradas sarcásticas são fabulosas e extremamente divertidas, incluindo os seus diálogos com Simon. Este, por sua vez, é uma personagem com progressivo destaque ao longo da obra, que neste último volume foi capaz de me encantar. Não percebo por que demorei tanto tempo a criar empatia com Simon, mas agora já é uma das minhas personagens favoritas nesta saga. Neste sentido, também não posso deixar de mencionar Alec e Magnus Bane, cujo romance improvável se tornou num dos meus casais favoritos de sempre!
Este foi o culminar de uma estória muito apelativa e bem delineada, apresentada numa linguagem simples e acessível ao público-alvo a que está direcionada. A sua leitura foi sem dúvida rápida, descontraída e cativante. Aconselho vivamente esta saga aos fãs do género! 

5 comentários:

  1. Tenho este livro na minha estante para ler. Não li a tua opinião, quando finalmente ler o livro leio a xD (E viva o verbo ler...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que ler, é uma boa conclusão para a trilogia (mas não para a saga pelos vistos) :P

      Eliminar
  2. Tenho de começar esta coleção em breve! *-*

    ResponderEliminar