RECENTES

quinta-feira, 27 de junho de 2013

"À Primeira Vista" de Nicholas Sparks [Opinião Literária]

Título: À Primeira Vista
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Editorial Presença
Coleção: Grandes Narrativas (nº311)

Sinopse:
Até que ponto nos conhecemos a nós próprios e àqueles que amamos? Jeremy Marsh nunca teria imaginado que alguma vez viesse a deixar Nova Iorque, a sua família e os seus amigos para mudar-se para Boone Creek, uma pequena vila do Sul dos Estados Unidos com a qual estará familiarizado se leu o último romance de Nicholas Sparks, Quem Ama Acredita. Mas se Jeremy aprendeu algo durante o curto espaço de tempo passado nesta localidade é que há coisas para as quais não é possível encontrar explicação. Como estar a alguns meses de se tornar pai, quando a própria ciência inviabilizava esta opção. Ou como estar a ainda menos a meses de casar com Lexie, apesar de a ter conhecido há tão pouco tempo. Para estas duas pessoas que ainda lutam para se adaptarem uma à outra, tamanhas mudanças vão constituir uma fonte de crescentes tensões, capazes de pôr à prova os sentimentos que ambos nutrem pelo outro. Quando simultaneamente Jeremy recebe uns misteriosos e-mails que sugerem que ele não conhece Lexie tão bem como deveria e que ela lhe anda a ocultar aspectos da sua vida, sente-se vacilar. Será ela aquilo que parece à primeira vista? Mas o verdadeiro desafio à fé no amor de ambos ainda está para vir... Um livro de grande impacto emocional sobre confiança, novos começos e um amor infinito que constantemente redefine o nosso modo de encarar a vida e de ultrapassar os obstáculos que esta nos reserva.

Opinião:
Após um primeiro volume algo dececionante, regressamos a Boone Creek para acompanhar a jornada de Jeremy e Lexie pelos meandros do casamento e da parentalidade. Um relato realista sobre as dificuldades de acreditar e confiar cegamente noutra pessoa, enquanto constroem os seus sonhos e se adaptam à noção de serem pais pela primeira vez.
O enredo, apesar de mais passivo que o anterior, é bem mais interessante. Mesmo sem as investigações sobre fantasmas, luzes misteriosas ou algo paranormal, a narrativa foi bastante apelativa, na medida em que o autor apostou, adequadamente, na densidade psicológica de um par de recém-casados durante um período de gravidez.
A evolução é notória nos protagonistas e o autor aprofunda bem esta relação de recém-casados, com todos os conflitos inerentes: a adaptação a diferentes hábitos, a conjugação de dois estilos de vida, as inseguranças durante todo este percurso…
Relativamente à gravidez, esta foi sem dúvida a componente mais emocional. Na minha opinião, o autor capturou de forma perfeita as dificuldades dos futuros pais nesta nova etapa, com uma particularidade: existe a possibilidade de que a filha que Lexie e Jeremy tanto almejam nasça portadora de uma deficiência, tudo em virtude de algo que não podem controlar. Quando pensamos num futuro com filhos, jamais consideramos a possibilidade de estes virem a sofrer, de não serem “perfeitos”, de serem vítimas de algo impossível de controlar ou prever… É esta a sombra que paira permanentemente no pensamento destas personagens e apenas podemos observar enquanto este pesadelo para qualquer pai se desenrola.
O desenlace final é, como já esperava, bastante trágico, mas talvez não da forma como seria mais expectável. Apreciei bastante todo o realismo por detrás das situações descritas, sem melodramas excessivos. Em geral, considero esta leitura uma evolução muito favorável relativamente ao volume anterior, sem sombra de dúvida!

8 comentários:

  1. Pelos vistos, Nicholas Sparks pode ser imprevisível. Tenho que adicionar esses dois livros à minha lista de "Livros a ler". Apesar das "críticas" que formulei sobre ele, é um autor que me interessa.
    Ass: Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar das suas falhas, é um autor a que recorro frequentemente para "desanuviar" :)

      Eliminar
  2. Nós bem te tínhamos dito que este livro tinha mais emoções, tendo mais drama.
    Fico contente que tenhas gostado :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Fico contente por teres gostado mais deste :).
    A mim, como já te tinha dito, não me convenceu... Mas acho que é por já ter lido imensos livros dele e depois começo a fazer comparações!
    Este final trágico, agradou-te?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quero parecer macabra por isso não posso dizer que me agradou propriamente, mas acho que deu muito mais impacto emocional à estória e foi um bom final :)

      Eliminar
    2. Lool! Não era nesse sentido que te perguntei. Era mesmo no sentido de ter sido mais intenso ;). Bjs

      Eliminar
    3. Eu percebi xD Mas era na mesma macabro dizer que gostei da tragédia xD

      Eliminar