RECENTES

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

"Dei-te o Melhor de Mim" de Nicholas Sparks [Opinião Literária]

Título: Dei-te o Melhor de Mim
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Editorial Presença
Coleção: Grandes Narrativas (nº517)

Sinopse:
Este novo romance de Nicholas Sparks conta a história emocionante de Amanda e Dawson, dois adolescentes envolvidos na mágica experiência do primeiro amor.
Separados por classes sociais distintas, a paixão que sentem um pelo outro fá-los acreditar que aquele sentimento durará para sempre e terá força para superar todos os obstáculos. Vinte e cinco anos mais tarde, ambos são chamados à cidade natal, por altura da morte do único homem que os protegera. Amanda e Dawson tinham seguido caminhos diferentes. E se para ambos o amor de outrora se revela intacto, não podem evitar confrontar-se com dolorosas recordações e mais ainda com as escolhas que tinham feito perante as circunstâncias que o seu juvenil amor não pudera alterar. Que sentido dar agora a um amor que nunca poderia mudar o passado?

Opinião:
Claramente, esta é uma estória de amor. Mas não um amor qualquer: o amor entre Amanda e Dawson, uma relação na adolescência condenada ao fracasso, devido a diferenças sociais e pressões familiares. Após a sua separação, encontramos ambos no presente, com as respetivas vidas que optaram por seguir. Agora duas pessoas completamente diferentes, o seu reencontro é confuso e tumultuoso. É neste contexto que, através da escrita fluída e ternurenta de Sparks, que descobrimos um amor enterrado no passado mas que ainda prevalece perante os mais árduos obstáculos.
Dawson e Amanda são personagens reais, credíveis, com vivências profundas. Contudo, penso que faltou entre ambos alguma química, aquela faísca despoletada pela paixão, principalmente quando se reencontram.
Pelo contrário, adorei conhecer Tuck e a sua própria estória de amor. O autor cria uma mensagem líndissima com esta personagem, acerca da prevalência de um grande amor após a perda mais irreparável – a prova que o amor pode ser eterno.
Até à última página imaginei um final diferente para esta estória. O desenlace mostra ao leitor a importância de valorizar a vida e a família. No fim de tudo, e sem querer revelar demasiado, o título deste romance não poderia ser mais apropriado!

10 comentários:

  1. Gostei de ver que o livro é bonzinho:) A minha mãe faz anos em Março e este livro vai ser a sua prenda:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o 1º que leio do Nicholas Sparks portanto não tenho termo de comparação mas, sim, gostei :) Acho que vai ser uma boa prenda! :)

      Eliminar
    2. Ela já leu alguns e gosta:) Eu confesso que nunca li nenhum

      Eliminar
  2. Olá Mónica,

    Ai o que eu já fui feliz ao ler os livros do Sparks e li ainda bastantes.

    São livros que sabe sempre bem ler, para variar um pouco as leituras.

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é o primeiro que leio deste autor mas concordo contigo, parecem bons livros para variar leituras e descontrair de uma leitura mais pesada :)

      Eliminar
  3. Olá Mónica :)
    Eu já li quase tudo o que há para ler de N. Sparks. Confesso que este não foi dos melhores (por acaso foi que li mais recentemente e tenho a opinião no blog). Os que mais gostei foram "Diário da Nossa paixão", "Sorriso das Estrelas", "Juntos ao luar" e "A melodia do adeus". São muito bonitos e todos eles têm bons filmes para depois ver (também já os vi). Espero que leias mais do autor. São livros bonitos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então estou a ver que não comecei pelo melhor, obrigada pelas sugestões :D Desses filmes já vi "O Diário da Nossa Paixão" e "Juntos ao Luar" e adorei, por isso suponho que os livros ainda sejam melhores :)
      Vou sem dúvida apostar mais neste autor, fiquei com uma boa impressão depois deste livro e do teu comentário :P

      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Sim, os livros são muito melhores!!

      Eliminar
  4. Acho que ainda não li este. Tenho que o procurar...
    Beijinho

    ResponderEliminar