RECENTES

domingo, 24 de fevereiro de 2013

"Parker Pyne Investiga" de Agatha Christie [Opinião Literária]

Título: Parker Pyne Investiga
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº17) / Parker Pyne (nº1)

Sinopse:
É feliz? Se não é, consulte Mr. Parker Pyne.
É através deste anúncio no jornal que Parker Pyne atrai a sua clientela. Segundo as suas próprias palavras, ele não é detective, mas sim um «especialista do coração». Imposturas, enganos, cúmplices e armadilhas são elementos que fazem parte dos seus métodos de trabalho. Parker Pyne trabalha mais para a felicidade alheia do que propriamente para resolver mistérios. Mas eis que, ao tirar umas férias afastado dos seus clientes e do seu país, Parker Pyne dá consigo a lidar com casos de assassínio, roubo e fraude. Do Expresso do Oriente a Bagdade, do Egipto a Petra...

Opinião:
Esta é uma coletânea de contos protagonizados por Parker Pyne, um investigador privado que se interessa pela felicidade alheia, principalmente pelos encontros e desencontros, amores e desamores da vida.
Nos primeiros seis casos, Parker Pyne atua de forma indireta, proporcionando os meios para que tudo corra da forma estipulada. Nos restantes, a sua intervenção já é mais direta, na medida em que é abordado, pelos países em que passa, por pessoas desesperadas que esperam que este resolva os seus problemas.
Tenho que confessar que esta personagem, apesar de diferente e ousado, não é das minhas preferidas no universo Christie. Não me cativou comparativamente com os outros livros da autora e as estórias presentes nesta obra não são tão aliciantes como com o que Christie já nos acostumou. Contudo, é um tipo de policial invulgar, que poderá agradar a quem quiser adquirir uma perspetiva diferente sobre o mundo literário de Christie.

0 comentários: