RECENTES

sábado, 28 de dezembro de 2013

"Clube de Sangue" de Charlaine Harris [Opinião Literária]




Título: Clube de Sangue
Autora: Charlaine Harris
Editora: Saída de Emergência
Coleção: Sangue Fresco (nº3)






Sinopse:

Há apenas um vampiro com a qual Sookie Stackhouse está envolvida, pelo menos de forma voluntária, e esse vampiro é Bill. Mas recentemente, ele tem estado um pouco distante. E noutro Estado. Eric, o seu chefe sinistro e sensual, julga saber onde encontrá-lo e, quando dá por isso, Sookie está a caminho de Jackson, no Mississippi, para se infiltrar no submundo do Clube de Sangue. Este clube é um local perigoso onde a sociedade vampírica se reúne para descontrair e beber um copo de O positivo. Mas quando Sookie finalmente descobre Bill - apanhado num acto de traição séria - ela não tem a certeza se o quer salvar... ou afiar estacas.

Opinião:

Neste terceiro volume de uma das sagas de fantasia urbana mais aclamadas e populares da atualidade, a nossa amada protagonista Sookie terá de pôr à prova os seus poderes telepáticos para localizar o seu namorado, o vampiro Bill, que se encontra desaparecido. A sinopse prometia uma estória entusiasmante, com uma boa dose de sensualidade e mistério para apimentar o enredo.

Contudo, não foi isso que obtive. Na verdade, a narrativa foi uma tremenda desilusão, sem um enigma intrigante, com um desenlace óbvio e previsível e um emaranhado de vilões mal caracterizados e estereotipados.

Todo este livro pareceu-me uma mera desculpa para introduzir mais um potencial candidato aos afetos de Sookie. Aos 3 pretendentes iniciais (Sam, o patrão e amigo metamorfo sempre atencioso e disponível; Bill, o namorado vampiro que sinceramente desperta muito pouco interesse e cuja ausência neste livro é pouco sentida e até bem-vinda; e Eric, o vampiro sensual cuja atração por Sookie se torna numa constante luta interior) junta-se Alcide, um lobisomem gentil e leal, com uma ex-namorada que decide infernizar a sua vida! Achei a introdução desta personagem um bocado despropositada e preferia que a autora se focasse na relação amor-ódio entre Eric e Sookie, que é mil vezes mais cativante!

Para além destes pormenores, confesso que a evolução da protagonista foi uma surpresa muito agradável. Sookie mantém o seu humor característico e o seu carácter opinativo, aliando a estes uma garra e atitude até então desconhecidas. Finalmente demonstra mais controlo sobre os seus poderes telepatas, definindo objetivos para a sua missão e utilizando a sua inteligência e perspicácia para ultrapassar os ardis da comunidade vampírica. Aqui se encontra uma heroína corajosa, sólida e confiante nas suas capacidades!

Mais uma vez, Charlaine Harris nos presenteia com a sua escrita simples mas fluída, com um humor negro que jamais cessa de me deliciar. A falha maior deste livro consiste na falta de mistério e adrenalina, pois o enredo poderia ter sido mais elaborado. Esta é uma saga que continuarei a acompanhar, ainda que com algumas reservas.

10 comentários:

  1. gosto bastante da Sookie (terminei a saga há uns meses) e gostei dos livros, embora a qualidade flutue. as aventuras são giras de seguir e bon temps é um sítio castiço! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, gosto muito das aventura em Bon Temps mas este volume desiludiu-me um bocado... Espero que os próximos sejam melhores :)

      Eliminar
  2. Como já disse o próximo melhora, e muito, mas depois disso começa o descalabro. Eu sinceramente desisti da série no 11º, e será preciso muito para me fazer ler os últimos 2.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh god --' Nem o Eric compensa? :S

      Eliminar
    2. Nem por isso, a Charlaine Harris sempre deu entrevistas em que mostrava bem que não percebia o porque das fãs gostarem do Eric, e que ele era um vilão e bla bla bla. Por isso já podes imaginar o destino da personagem, e depois a "evolução da protagonista" que tu dizes que até agora tem sido muito boa começa rapidamente a inverter, isto tudo para ajudar a denegrir a imagem de uma certa personagem. Para além disso, começam a "chover" personagens tipo Alcide, esta Sookie deve ter mel xD Basicamente, o final da saga foi quase suicídio literário por parte da autora...
      Sorry pelos possíveis spoilers

      Eliminar
  3. Oh pronto, vou matar a Charlaine Harris, está visto --'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Probably, eu cheguei a fazer um post sobre isso quando saiu o último livro. Nos EUA as reservas do livro descerem brutalmente.

      Eliminar
  4. Bem feito, para aprender a aproveitar as personagens e não fazer uma saga enorme para "encher chouriços" --'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é que é mesmo isso, os últimos 6 volumes, já sendo simpática, não acrescentam nada de novo à história, é palha atrás de palha...

      Eliminar