RECENTES

terça-feira, 24 de setembro de 2013

"Sapatos de Rebuçado" de Joanne Harris [Opinião Literária]

Título: Sapatos de Rebuçado
Autora: Joanne Harris
Editora: Edições Asa
Coleção: Trilogia Chocolate (nº2)

Sinopse:
Após ter abandonado a aldeia de Lansquenet-sur-Tannes, cenário de Chocolate, Vianne Rocher procura refúgio e anonimato em Paris, onde, juntamente com as suas filhas Anouk e Rosette, vive uma vida pacífica, talvez até mesmo feliz, por cima da sua pequena loja de chocolates. Não há nada fora de comum que as destaque de todos os outros. A tempestade que caracterizava a sua vida parece ter acalmado... Pelo menos até ao momento em que Zozie de l’Alba, a mulher com sapatos de rebuçado, entra de rajada nas suas vidas e tudo começa a mudar… 
Mas esta nova amizade não é o que parece ser. Impiedosa, retorcida e sedutora, Zozie de l’Alba tem os seus próprios planos - planos que vão despedaçar o mundo delas. E com tudo o que ama em jogo, Vianne encontra-se perante uma escolha difícil: fugir, tal como fez tantas outras vezes, ou confrontar o seu pior inimigo… 
Ela própria.

Opinião:
Neste segundo volume de uma trilogia tão doce como chocolate, acompanhamos Vianne Rocher, com uma nova identidade e novos desafios à espreita para perturbar a sua recente vida pacata e incógnita em Paris.  
Na verdade, a protagonista que tanto me encantou em Chocolate surge com uma personalidade completamente distinta. Vianne é neste volume uma mulher apagada, temerosa, sem qualquer réstia da vivacidade que a caracterizava. Apesar de entender a sua necessidade de fugir ao passado, nunca percebi completamente esta mudança de carácter tão súbita. Por conseguinte, acabou por se tornar numa personagem vazia e irritante.
Pelo contrário, adorei a oportunidade de explorar a personalidade de Anouk – filha de Vianne –, que neste livro já não é uma simples menina, é uma jovem a descobrir-se a si mesma e aos seus poderes.
Mas o verdadeiro foco da estória é Zozie, uma mulher intensa e enigmática, que fará tudo ao seu alcance para atingir os seus objetivos. Uma personagem que retrata precisamente a ilusão das aparências, que por detrás de uma imagem de amizade e dedicação, encerra um mundo de truques e segredos obscuros.
Quanto ao enredo, este pareceu-me algo desconexo, sem grande interesse ou objetivo final durante a primeira metade do livro, com alguns momentos um pouco forçados e que se arrastaram por demasiadas páginas. Ainda assim, a autora compensa com a reintrodução de Roux, e a sua relação com Vianne trouxe ternura, romance e um propósito à estória.
E claro, como posso negar o prazer de ler acerca da confeção de doces? A escrita é tão vívida, tão sensorial, que quase saboreio o chocolate ao folhear as páginas. Porém, após a conclusão desta leitura, não posso deixar de sentir que este segundo volume carece alguma da magia do primeiro, pecando pelo excesso de floreados sem grande substância. Ainda assim, aconselho a quem pretenda uma leitura leve, um romance delicioso, um breve sustento tanto para o estômago como para a alma.

7 comentários:

  1. Oláa :)
    Chega a ser um pouco incongruente com a linha orientadora, não achas? Houve alturas em que me irritei solenemente com o que ia acontecendo. Mas não desgostei por completo :)
    Fico a espera que leias o seguinte!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Sim, é exatamente isso: incongruente! É um vai-vém entre irritação por ser tãaaao lento mas depois com alguns momentos tão doces e lindos que é difícil zangar-me com a autora xD
      Mas não chega para adorar, acabou por desiludir face ao anterior :)

      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Pessoalmente, achei que acabou por ser demasiado longo... E parece que a autora quis dar uma de chocolate preto para cortar a doçura do primeiro livro xD
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Também não gostei tanto deste...Vianne e Anouk perdem encanto e tornam-se banais, além de que o chocolate é relegado para segundo plano. A história centra-se muito mais na magia e há poucas daquelas descrições deliciosas do livro anterior. O que mais gostei foi da Zozie...É das minhas personagens favoritas. O terceiro volume ainda é pior...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai perco já a vontade de ler o próximo, é assim tão mau? :S
      Concordo com o que disseste, este volume perdeu o encanto do primeiro :/

      Eliminar
  3. Não é mau, mas ainda tem menos encanto do que este...Pelo menos eu achei.

    Cumps

    ResponderEliminar