RECENTES

domingo, 3 de março de 2013

"O Hobbit" de J.R.R. Tolkien [Opinião Literária]

Título: O Hobbit
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: Publicações Europa-América
Coleção: O Senhor dos Anéis [prelúdio]
Sinopse:
Esta é a história da aventura de um Baggins, que deu consigo a fazer e a dizer coisas completamente impensáveis…
Bilbo Baggins é um hobbit que desfruta de uma vida confortável e sem qualquer ambição. Ele raramente se aventura em viagens, não indo mais longe do que até à dispensa de sua casa, no Fundo do Saco. Mas este conforto será perturbado por Gandalf, o feiticeiro, e por um grupo de treze anões, que num belo dia chegam para o levar numa viagem «de ida e volta». Eles têm um plano para pilhar o espantoso tesouro de Smaug, o Magnífico, um dragão enorme e extremamente perigoso. Encontros inesperados com elfos, gnomos e aranhas gigantes, um dragão que fala, e ainda a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos, são apenas algumas das experiências por que Bilbo passará.

Opinião:
O Hobbit é um livro claramente direcionado para um público-alvo jovem, com uma estrutura semelhante a um conto de fadas ou relato de aventuras. O narrador vai descrevendo as inúmeras peripécias de Bilbo Baggins de uma forma inocente e algo infantil. Mas é nesta simplicidade que reside a sua mais-valia: não possui a linguagem minuciosa que tornou, algumas vezes, O Senhor dos Anéis uma leitura tão fastidiosa.
Mais uma vez somos transportados para a Idade Média, para o mundo complexo e fabuloso que Tolkien tão meticulosamente construiu. É fácil embrenharmo-nos na mitologia desta grande obra e neste volume são introduzidos novos lugares, personagens e raças, ao mesmo tempo que vislumbramos aspetos já conhecidos.
A minha parte favorita foi sem dúvida o encontro entre Bilbo e Gollum (e o Anel), pois é um momento mencionado ao longo da saga e finalmente podemos entender detalhadamente como tudo aconteceu.
Adorei rever Gandalf com a sua sabedoria e omnisciência, e aprender mais sobre os costumes e características dos anões. Também foi muito interessante observar diretamente os feitos de Bilbo, apenas aludidos ao longo da trilogia, que se revela um hobbit inteligente e engenhoso. Acabei por adquirir um respeito renovado pela personagem, na medida em que é Bilbo que acaba por desenrascar os treze (sim, treze) anões das embrulhadas em que se envolvem!
Tolkien, nesta obra, apresenta uma linguagem simples e atrativa, com bastante humor e diversão. O ritmo é um pouco inconstante, com partes desenvolvidas vagarosamente e desenlaces algo apressados. Apesar de lhe faltar a grandiosidade da trilogia, é um excelente prelúdio, que aconselho a qualquer fã de fantasia épica!

4 comentários:

  1. Sempre fui defensor da ideia de que quando lemos um livro direccionado para um público jovem (a.k.a. crianças) devemos olhar para ele de uma forma diferente visto que um livro de crianças tem apenas em atenção o entretenimento e não, por exemplo, se as personagens são tridimensionais ou não, etc. Outra coisa que se deve ter em atenção é a escrita que deve ser constante (para não aborrecer os mais jovens) e alegre e leve. Algo que não acontece neste livro cuja escrita é ainda fastidiosa (não tanto como LoTR) e algumas partes são bastante mortas (como referiste) e mesmo tendo em conta o factor temporal (a altura em que foi escrito), quando comparo com outros livros da mesma idade ou mais antigos (como o "Alice no País das Maravilhas") o "O Hobbit) não me satisfaz... Vou fazer uma opinião mais extensa no meu blog se depois quiseres ir lá ver :D

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe o Tolkien não te convenceu mesmo xD Mas é perfeitamente normal, acho que os livros dele ou se adora ou se odeia, exatamente pelos fatores que apresentaste.
      Depois vou cuscar a tua opinião :P

      Eliminar
  2. Tenho de voltar a reler este livros e todos os outros seguintes. Tenho a impressão que quando os li não consegui abarcar com toda a complexidade que o mundo de Tolkien nos traz...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que temos que ter muito tempo disponível e estarmos num período mais relaxado da nossa vida para conseguirmos apreciar Tolkien... Não é uma leitura fácil e se estivermos contrariados por fatores externos então não apreciamos nada :/

      Eliminar