RECENTES

segunda-feira, 4 de março de 2013

"O Homem do Fato Castanho" de Agatha Christie [Opinião Literária]


Título: O Homem do Fato Castanho
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº20)

Sinopse:
A jovem Anne vai para Londres em busca de aventura. E encontra-a rapidamente: na plataforma de embarque do metro de Hyde Park Corner, onde um homem perde o equilíbrio e morre electrocutado nos carris.
O veredicto da Scotland Yard aponta para morte acidental. Mas Anne não fica satisfeita. Afinal, quem era o homem de fato castanho que examinou o corpo fazendo-se passar por médico? De que forma é que este assassinato pode estar relacionado com a morte da misteriosa Nadina?
 Determinada a resolver o mistério, Anne parte num cruzeiro com destino à Cidade do Cabo, na África do Sul. Mas esta poderá vir a ser a sua derradeira viagem…

Opinião:
Esta é uma estória um pouco diferente do habitual para Agatha Christie. Nenhum dos detetives mais comuns nas suas obras está presente e quem se encarrega de desvendar este crime é Anne, uma protagonista impulsiva e determinada. Contudo, achei-a por vezes demasiado ingénua.
Infelizmente o próprio enredo não me convenceu muito. Não se traduziu no típico thriller impossível de pousar que habitualmente associo a esta autora. Por conseguinte, não fiquei propriamente encantada, apenas um pouco desiludida.
Um aspeto positivo deste livro foi a perspetiva romântica que normalmente está ausente nas obras de Christie. É habitual a formação de um casal mas raramente observamos a evolução do romance. Como uma lufada de ar fresco, Christie enfatiza o romance entre Anne e Harry, um casal, apesar de tudo, encantador.
No fundo, não deixa de ser um bom livro, apenas peca em comparação com as restantes obras de elevada qualidade de Agatha Christie.

0 comentários: