RECENTES

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

"Criaturas Maravilhosas" de Kami Garcia & Margaret Stohl [Opinião Literária]


Título: Criaturas Maravilhosas
Autores: Kami Garcia & Margaret Stohl
Editora: Gailivro
Coleção: Caster Chronicles (nº1)

Sinopse:
Lena Duchannes é diferente de qualquer pessoa que a pequena cidade sulista de Gatlin alguma vez conheceu. Ela luta para esconder o seu poder e uma maldição que assombra a família há gerações. Mas, mesmo entre os jardins demasiado crescidos, os pântanos lodosos e os cemitérios decrépitos do Sul esquecido, há um segredo que não pode ficar escondido para sempre.
Ethan Wate, que conta os meses para poder fugir de Gatlin, é assombrado por sonhos de uma bela rapariga que ele nunca conheceu. Quando Lena se muda para a mais infame plantação da cidade, Ethan é inexplicavelmente atraído por ela e sente-se determinado a descobrir a misteriosa ligação que existe entre eles.

Opinião:
Este é um romance sobrenatural fascinante, que retrata um mundo singular e repleto de elementos da fantasia, com um toque de originalidade. Qual é então a novidade que este livro traz? O narrador. Neste caso, Ethan Wate. Ao contrário de grande parte das obras deste género, o narrador é uma personagem masculina. É sempre agradável ter uma perspetiva diferente, sendo neste caso a visão de um rapaz de 16 anos, com uma maturidade e sensibilidade excecional para a sua idade.
Tanto Ethan como Lena são personagens bem construídas que, apesar de serem adolescentes, possuem um carácter muito forte. Os diálogos entre ambos são honestos, realistas e apaixonantes.
Aliás, praticamente todas as personagens desta obra são interessantes e bem desenvolvidas. Como exemplos temos Macon: tio de Lena, é uma personagem enigmática e profundamente misteriosa, cuja complexidade é revelada pouco a pouco. Ou Amma, protetora de Ethan, sempre perspicaz e com um ímpeto impossível de deter. Ou mesmo as Manas, tias de Ethan, que dão um toque humorístico a uma estória por vezes tão obscura.
Outro aspeto positivo que destaco é a caracterização da sociedade sulista dos EUA. Apesar de alguns componentes talvez demasiado clichés – as típicas meninas da claque e os jogadores de basquetebol super populares que governam o liceu –, é interessante observar uma cidade fechada em si mesma, ainda agarrada ao passado, cujo espírito retrógrada não aceita qualquer tipo de novidade.
Especialmente quando essa novidade é Lena. Ao longo do livro descobrimos exatamente o que esta “novidade” acarreta e embrenhamo-nos num universo fantástico com uma mitologia muito própria. Entre videntes, Encantadores, Íncubus, espíritos e maldições, existe um mistério encerrado no passado que cabe a Lena e Ethan desvendar. Esta sensação de secretismo e suspense mantém-se até ao final do livro, tornando a leitura viciante.
Mas mais do que tudo é uma estória de amor. De um amor impossível e predestinado. Com uma relação realista entre os protagonistas, as autoras conseguiram abordar este amor de uma forma simples mas claramente superior a muitas outras sagas young adult dos dias de hoje.  
No fundo, esta é uma narrativa dinâmica e intensa mas simultaneamente doce, que envolve o leitor nas vidas das personagens e que se desenrola de uma forma fluida e cativante.

9 comentários:

  1. Hoje é dia 3, e tu já leste este livro? :x

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estou de férias, não me julgues >.<

      Eliminar
    2. Claramente tenho demasiado tempo livre e sou uma triste, eu sei xD

      Eliminar
    3. Só queria a tua sorte! xD mim ter que estudar e não ter vontade nenhuma -.- e tenho um livro a gritar o meu nome aqui à minha beira!!

      Eliminar
    4. Não tenhas inveja, na próxima semana recomeça o meu estágio, ou seja, recomeça a minha falta de tempo para ler :(
      Boa sorte para o estudo! E muita força de vontade também xD

      Eliminar
  2. Em geral não sou muito atraída por livros "young adult", mas isso de se passar em uma cidade sulista dos EUA me atraiu. O livro parece interessante. Gostei da resenha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Sim, de facto gostei bastante da caracterização da cidade sulista dos EUA, acho que foi um aspeto diferente e bem conseguido :)

      Eliminar
  3. Bom dia!!

    Faço parte do Desafio 2013 e estrou amando as dicas, uma forma de conhecer outras possibilidades de leituras e amigos blogueiros!!!!

    Bjins

    FLYRoBrasileira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente muito bom participar nestes desafios, ficamos a conhecer tantos (e bons) livros :)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar