RECENTES

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

"Anel Oculto" de Anne Bishop [Opinião Literária]


Título: Anel Oculto
Autora: Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência
Coleção: As Jóias Negras (nº4)

Sinopse:
Depois de nos maravilhar com a Trilogia das Jóias Negras, a autora regressa ao mundo que a fez vencer o prémio Crawford Memorial Fantasy Award. Desta vez para nos contar a história de Jared, um Senhor da Guerra de jóia vermelha. Jared transgrediu todas as regras ao assassinar a sua rainha. Mas no reino dos Sangue, são poucos os homens que podem sobreviver sem estar sob a vigilância de uma rainha. Conseguirá Jared enfrentar os seus próprios demónios e descobrir o significado de estar verdadeiramente ligado a uma Rainha? Anel Oculto é um livro isolado, mas tem laços com os acontecimentos da trilogia — especialmente pela presença do inesquecível Daemon Sadi. O mundo de Bishop continua a ser gótico, sensualmente perigoso e por vezes violento. Um prazer de leitura para os fãs, e uma excelente descoberta para os novos leitores que são apresentados a uma sociedade complexa, exigente, e carregada de personagens tão reais que arrepiam.

Opinião:
Com este livro mais uma vez nos embrenhamos no universo negro e sublime criado por Anne Bishop. Contudo, neste volume o leitor acompanha Jared, um escravo que se vê envolvido numa luta pelo poder entre duas Rainhas dos Sangue. Esta estória decorre antes da Trilogia das Jóias Negras, ilustrando partes da história deste mundo.
Anne Bishop continua a maravilhar com a sua escrita revigorante, apesar de adoptar um ritmo um pouco lento, principalmente no início. Desta vez, senti que faltavam personagens marcantes para cativar o leitor. Mesmo com a participação sempre bem-vinda do tão estimado Daemon Sadi, o desenvolvimento das personagens e mesmo a relação entre Jared e Lia ficaram aquém do nível habitual desta autora.
No entanto, não deixo de recomendar aos fãs da Trilogia das Jóias Negras que sintam falta de se embrenhar neste universo fantástico!

8 comentários:

  1. shame on me devo ser a única pessoa no mundo que não consegue gostar desta autora :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não és a única, conheço algumas pessoas que não gostam... Acredito que seja difícil no início porque é um mundo super complexo e a autora não facilita nada com explicações, mas depois de te embrenhares na estória ficas viciada *.*

      Eliminar
    2. Somos duas Maria João :(... Confesso que já tentei ler, mas desisti ao fim de algumas páginas!

      Mónica, será que consegues sugerir um livro de Annne Bishop que seja menos complexo e consiga cativar?

      Eliminar
    3. Olha eu gostei muito dos 2 primeiros livros de uma trilogia dela que não têm a ver com esta saga: "Sebastian" e "Belladonna" (da trilogia Efémera - qualquer dia ponho a opinião aqui no blog). Esta trilogia é também do género fantástico, passa-se num mundo também com uma mitologia muito própria, mas acho que a leitura é bem mais fácil e penso que a autora explica melhor as coisas desde o início. Pelo menos achei bem mais fácil de perceber e entrar na estória do que a saga das Jóias Negras :)

      Eliminar
    4. Vou tentar ler uma das tuas sugestões e dar mais uma oportunidade à autora!

      Eliminar
    5. Ainda bem, é uma boa autora :) Começa pelo "Sebastian", é o primeiro da trilogia :P Depois se leres vou cuscar a tua opinião ;)

      Eliminar
    6. Ok! :) Obrigada pela sugestão! :)

      Eliminar