RECENTES

Mostrar mensagens com a etiqueta As Jóias Negras. Mostrar todas as mensagens

domingo, 20 de janeiro de 2013

"Teias de Sonhos" de Anne Bishop [Opinião Literária]


Título: Teias de Sonhos
Autora: Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência
Coleção: As Jóias Negras (nº5)

Sinopse:
Depois da aclamada Trilogia das Jóias Negras, Teias de Sonhos vai ainda mais longe e faz incidir a luz sobre os acontecimentos mais ocultos do passado de cada uma das suas fascinantes personagens.
Qual a origem das jóias e do seu poder? Qual o passado de Saetan, o Senhor Supremo do Inferno? O que esconde a vida pessoal do misterioso Lucivar? Conseguirá Jaenelle ser feliz ou terá sacrificado a sua felicidade com Daemon para poder salvar o mundo?

Opinião:
Este livro apresenta um conjunto de contos que dão seguimento à trilogia que o antecede e que proporcionam ao leitor algumas explicações acerca da origem de algumas personagens.
Neste volume descobrimos a origem da Aranha Tecedeira de Sonhos, percebemos como Lucivar e Marian se conheceram, descortinamos algumas componentes do passado de Saetan e encontramos as respostas que o final do terceiro livro possa ter deixado pouco claras relativamente ao destino de algumas personagens.
Os meus contos favoritos foram sem dúvida Zuulaman e O Coração de Kaeleer. O primeiro explora a relação entre Lucivar e Marian, sendo interessante assistir à forma como se aproximam apesar dos seus feitios. Quanto à estória O Coração de Kaeleer, é absolutamente memorável, simplesmente porque assistimos à continuação da relação entre Jaenelle e Daemon, algo fragilizada depois dos acontecimentos de Rainha das Trevas. Também surgem Surreal e Lucivar, personagens que proporcionam um grande alívio cómico com os seus diálogos.
Mais uma vez Anne Bishop apresenta um hino à fantasia, ao erotismo e ao humor negro, características inerentes às suas obras. Este é o livro perfeito para quem exige saber mais acerca do universo fascinante desta saga de dark fantasy.
13:05 Publicada por Unknown 0

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

"Anel Oculto" de Anne Bishop [Opinião Literária]


Título: Anel Oculto
Autora: Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência
Coleção: As Jóias Negras (nº4)

Sinopse:
Depois de nos maravilhar com a Trilogia das Jóias Negras, a autora regressa ao mundo que a fez vencer o prémio Crawford Memorial Fantasy Award. Desta vez para nos contar a história de Jared, um Senhor da Guerra de jóia vermelha. Jared transgrediu todas as regras ao assassinar a sua rainha. Mas no reino dos Sangue, são poucos os homens que podem sobreviver sem estar sob a vigilância de uma rainha. Conseguirá Jared enfrentar os seus próprios demónios e descobrir o significado de estar verdadeiramente ligado a uma Rainha? Anel Oculto é um livro isolado, mas tem laços com os acontecimentos da trilogia — especialmente pela presença do inesquecível Daemon Sadi. O mundo de Bishop continua a ser gótico, sensualmente perigoso e por vezes violento. Um prazer de leitura para os fãs, e uma excelente descoberta para os novos leitores que são apresentados a uma sociedade complexa, exigente, e carregada de personagens tão reais que arrepiam.

Opinião:
Com este livro mais uma vez nos embrenhamos no universo negro e sublime criado por Anne Bishop. Contudo, neste volume o leitor acompanha Jared, um escravo que se vê envolvido numa luta pelo poder entre duas Rainhas dos Sangue. Esta estória decorre antes da Trilogia das Jóias Negras, ilustrando partes da história deste mundo.
Anne Bishop continua a maravilhar com a sua escrita revigorante, apesar de adoptar um ritmo um pouco lento, principalmente no início. Desta vez, senti que faltavam personagens marcantes para cativar o leitor. Mesmo com a participação sempre bem-vinda do tão estimado Daemon Sadi, o desenvolvimento das personagens e mesmo a relação entre Jared e Lia ficaram aquém do nível habitual desta autora.
No entanto, não deixo de recomendar aos fãs da Trilogia das Jóias Negras que sintam falta de se embrenhar neste universo fantástico!
10:09 Publicada por Unknown 8

sábado, 5 de janeiro de 2013

"Rainha das Trevas" de Anne Bishop [Opinião Literária]


Título: Rainha das Trevas
Autora: Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência
Coleção: As Jóias Negras (nº3)

Sinopse:
Há setecentos anos, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súbditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha na sua teia de sonhos e visões. Incapazes de atingir Jaenelle, a jovem Rainha, os membros corruptos dos Sangue fazem um jogo perverso de diplomacia e mentira, procurando destruir aqueles que sempre deram tudo por ela. E revertem as culpas para o seu tutor, Saetan, que passa a ser visto como a maior das ameaças ao poder instituído. Com Jaenelle como Rainha, a chacina do povo e a profanação das terras irá terminar. Porém, onde se fechou uma porta poderá abrir-se uma janela... E mesmo que Jaenelle possa contar com os seus aliados, talvez não seja suficiente: só um terrível sacrifício poderá salvar o coração de Kaeleer...

Opinião:
Este volume traz-nos o culminar da ação, numa narrativa rápida e viciante. Com uma intriga bem estruturada, assistimos a grandes desenvolvimentos, sem momentos monótonos, tornando o livro mais forte e cada vez mais dark.
As personagens são o trunfo desta saga. É impossível o leitor não torcer por Jaenelle, Daemon, Lucivar e Saetan. Mas a personagem que destaco neste volume é sem dúvida Surreal, uma prostituta assassina, forte, corajosa e extraordinária. Para mim foi a personagem com maior desenvolvimento neste volume.
Apesar de alguma previsibilidade no final, a narrativa principal foi encerrada de uma forma satisfatória. Este volume apenas confirma o talento de Bishop, consagrando esta saga como uma das melhores que já li!
15:41 Publicada por Unknown 2

domingo, 30 de dezembro de 2012

"Herdeira das Sombras" de Anne Bishop [Opinião Literária]


Título: Herdeira das Sombras
Autora: Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência
Coleção: As Jóias Negras (nº2)

Sinopse:
Há setecentos anos, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súbditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha na sua teia de sonhos e visões. Jaenelle chegou para ocupar o seu lugar, mas mesmo a protecção dos Senhores da Guerra não impediu que os seus inimigos lhe provocassem um terrível mal. Agora é necessário protegê-la até às últimas consequências. Mas será que ainda é possível recuperar Jaenelle? Há, no Reino, três homens dispostos a dar a sua vida pela Rainha prometida. Mas as atrocidades cometidas mostram que há quem esteja disposto a tudo para controlar ou destruir Jaenelle. Para todo o sempre.

Opinião:
Neste segundo volume o universo criado por Bishop já é mais fácil de ler, e, consequentemente, mais viciante. Apesar de ter um início mais lento, em que a estória parece que estagna relativamente aos acontecimentos do volume anterior, rapidamente o leitor se adapta a este novo ritmo.
É notório também uma mudança no foco da estória: enquanto no livro anterior reina a sensualidade, o erotismo inerente a Daemon Sadi; neste volume Lucivar, o guerreiro eyrieno, tem um maior destaque. Com ele surge o humor negro e a relação de amizade com Jaenelle, à medida que compreendemos melhor o seu passado e as suas motivações.
Também novas personagens são apresentadas, em detrimento das que já conhecemos – e adoramos. Assim, a mitologia deste universo torna-se cada vez mais complexa e fascinante.
Este volume apresenta-se como uma ponte entre o primeiro e o terceiro volume, na medida em que não provoca um grande impacto na estória, apenas continua os eventos do volume anterior e prepara o leitor para o que acontecerá no seguinte. Ainda assim, foi uma leitura aprazível e que me deixou ansiosa pelo próximo livro.
00:22 Publicada por Unknown 2

domingo, 23 de dezembro de 2012

"Filha do Sangue" de Anne Bishop [Opinião Literária]


Título: Filha do Sangue
Autora: Anne Bishop
Editora: Saída de Emergência
Coleção: As Jóias Negras (nº1)

Sinopse:
Há setecentos anos atrás, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súbditos, uma Viúva Negra profetizou a chegada de uma Rainha na sua teia de sonhos e visões. Agora o Reino das Sombras prepara-se para a chegada dessa mulher, dessa Feiticeira que terá mais poder do que o próprio Senhor do Inferno. Mas a Rainha ainda é nova, passível de ser influenciada e corrompida. E quem controlar a Rainha controlará o mundo...

Opinião:
Começar esta leitura é como saltar para um comboio em movimento: de repente o leitor é imerso num mundo de fantasia tão complexo e singular que pode ser difícil continuar a leitura. Sem qualquer explicação, a autora escreve como se desde sempre conhecêssemos o seu mundo, o que torna a leitura lenta e confusa. Mas quando finalmente compreendemos as componentes desta estória – o simbolismo das jóias, a estrutura social deste mundo e as relações entre as personagens – torna-se impossível parar! Bishop cria um mundo rico, tão intenso e profundamente inebriante!
A personagem principal, Jaenelle, ainda uma criança, apesar de poderosa, nunca temos acesso à sua perspetiva dos acontecimentos. Apenas a conhecemos através dos pontos de vista das outras personagens, tornando-a misteriosa e fascinante.
Este é um livro de fantasia nada comum, com uma estória negra e sombria, repleta de suspense. Mais ainda, a autora explora com grande criatividade o erotismo, o desejo, a sensualidade… No fundo, é um excelente começo para uma saga certamente épica de darkfantasy.  
19:23 Publicada por Unknown 2