RECENTES

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

"O Pacto" de Jodi Picoult [Opinião Literária]


Título: O Pacto
Autora: Jodi Picoult
Editora: Civilização Editora

Sinopse:
Há dezoito anos que os Harte e os Gold vivem lado a lado, partilhando tudo, desde a comida chinesa e a varicela até à boleia dos filhos para a escola. Pais e filhos são os melhores amigos, por isso o namoro entre Chris e Emily no liceu não foi nenhuma surpresa. São almas gémeas desde que nasceram.
Quando recebem o telefonema do hospital, ninguém está preparado para a chocante verdade: Emily, de apenas dezassete anos, morreu com um tiro na cabeça, aparentemente resultado de um pacto suicida. Chris diz à polícia que a bala que resta na arma lhe era destinada, mas uma detective local tem dúvidas.
Num único momento aterrador, os Harte e os Gold, enfrentam o maior medo de um pai: será que conhecemos verdadeiramente os nossos filhos?

Opinião:
Este é um livro marcante, uma leitura intensa que demonstra a dor que o silêncio pode trazer, mais até do que as próprias palavras. Por detrás do mistério que rodeia a morte de Emily está uma estória pujante sobre a pressão da adolescência, o amor verdadeiro e a dor da perda. Emily, que apenas aparece em menções ou flashbacks, é a minha personagem favorita: a sua angústia é palpável e sufocante.
O final, embora adequado, é um pouco vazio e desprovido de impacto. Contudo, ler um livro de Jodi Picoult é embarcar numa montanha russa de sentimentos, desde a revolta à empatia, da impotência à sensação de desconforto. Tudo isto causado pela sua capacidade em passar para o papel personagens palpáveis que representam um dos nossos vizinhos, um familiar, um amigo… E é por isso que nos emocionamos com o que lhes acontece, porque sabemos que poderíamos ser nós ou alguém que amamos nesta situação.

0 comentários: