RECENTES

domingo, 29 de dezembro de 2013

"Destino Desconhecido" de Agatha Christie [Opinião Literária]




Título: Destino Desconhecido
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº65)






Sinopse:

O cientista americano Thomas Betterton desapareceu durante uma conferência em Paris. Thomas é o último de uma série de desaparecimentos enigmáticos. Igualmente estranha é a morte da sua mulher em Casablanca. Para descobrir o segredo que ela levou para o túmulo, os serviços secretos britânicos recrutam uma agente improvável: Hilary Craven, uma mulher que não tem nada a perder. A proposta que lhe é feita? Fazer-se passar pela falecida Mrs. Betterton. Mas o disfarce implica uma viagem com destino secreto na qual terá de se proteger de um inimigo desconhecido, e a reconstituição dos passos de um estranho em direcção a uma morte inevitável.

Opinião:

Agatha Christie é conhecida pelos seus policiais intrincados mas a verdade é que por vezes também se debruçava sobre thrillers e estórias de espionagem. Neste caso, estamos perante um livro que aborda conceitos ideológicos, políticos e económicos complexos, questionando a possibilidade da criação de um mundo novo com base em ideais utópicos e a verdadeira essência da liberdade.

Hilary Craven, a protagonista, é sem dúvida uma mulher multifacetada e com uma evolução estrondosa ao longo desta obra. No início da estória encontra-se profundamente desiludida com a sua vida e após a morte da filha e o divórcio do marido decide suicidar-se, mas abdica deste estado de autocomiseração em prol de uma aventura que poderá mudar o destino do mundo!

Esta é uma estória repleta de ação, com desaparecimentos misteriosos, vilões sem escrúpulos, cientistas perturbados, espiões por todo lado e um esconderijo secreto no meio de África. Num ritmo avassalador, Agatha Christie consegue criar uma excelente crítica social da época, esclarecendo os verdadeiros motivos por detrás de uma revolução política: dinheiro e poder. Tudo é posto de parte para atingir estes objetivos, mesmo que isso signifique a perda de identidade ou da liberdade.

Fiquei agradavelmente surpreendida com esta obra, pois foi uma leitura fora da minha zona de conforto que me mostrou uma faceta diferente de uma das minhas autoras favoritas!

0 comentários: