RECENTES

sábado, 14 de setembro de 2013

"Eragon" de Christopher Paolini [Opinião Literária]

Título: Eragon
Autor: Christopher Paolini
Editora: Gailivro
Coleção: Ciclo da Herança (nº1)

Sinopse:
Quando Eragon encontra uma pedra azul polida na floresta, acredita que poderá ser uma descoberta bendita para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar carne para manter a família durante o Inverno. Mas quando descobre que a pedra transporta uma cria de dragão, Eragon depressa se apercebe de que está perante um legado tão antigo como o próprio Império. De um dia para o outro, a sua vida muda radicalmente, e ele é atirado para um perigoso mundo novo de destino, de magia e de poder. Empunhando apenas uma espada legendária e levando os conselhos dum velho contador de histórias como guia, Eragon e o jovem dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos obscuros, dum Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras. Conseguirá Eragon alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros do Dragão? O destino do Império pode estar nas suas mãos...

Opinião:
Finalmente decidi dar uma segunda oportunidade a este livro, cuja leitura abandonei há uns anos atrás, principalmente porque a fantasia era um género que não me cativava na altura (algo que mudou consideravelmente). Esta segunda leitura foi mais agradável, ainda que as expectativas demasiado altas talvez tenham influenciado negativamente a minha opinião geral sobre a obra.
Inicialmente devorei os primeiros capítulos com avidez, até porque a escrita é muito dinâmica e acessível, e a estória intrigou-me bastante. Não que o enredo seja propriamente inovador para os fãs do género, mas parecia-me que o autor fosse capaz de introduzir algo de novo. Contudo, quando o autor inicia um relato interminável e aborrecido de uma viagem que não parece ter um fim à vista, em conjunto com uma miríade de clichés, a desilusão tomou as rédeas e já não me conseguia concentrar devidamente na leitura. Simplesmente não consegui ignorar a sensação de déjà-vu, pois as semelhanças com a jornada retratada em O Senhor dos Anéis são inegáveis.
As personagens tornaram tudo um pouco melhor, com a exceção do protagonista. Eragon é uma personagem demasiado perfeita, que adquire as habilidades sem grande esforço e a quem tudo acontece convenientemente. Achei-o egocêntrico, imaturo e espero que tenha uma grande evolução em termos de caracterização nos próximos volumes. No entanto, o autor presenteia-nos com algumas personagens interessantes e carismáticas: Brom, Saphira, Murtagh, Arya e Nasuada deixam a sua marca e fornecem-me um incentivo para ler os restantes livros da saga para conhecer os seus desfechos. Em particular, a relação entre Eragon e o seu dragão, Saphira, é bem explorada e enternecedora. Já os vilões careciam genuíno terror para fazerem o leitor temer o desenlace final. Este, por sua vez, foi um pouco apressado e nada marcante, deixando algumas questões em aberto para o volume seguinte.
Em suma, esperava mais desta leitura. Acabou por ser a típica viagem épica de um jovem a tentar descobrir a origem dos seus poderes, uma estória genérica com dragões à mistura, à qual faltou algo para verdadeiramente se destacar. Ainda assim proporcionou algumas horas de entretenimento e certamente agradará a um público mais juvenil.

8 comentários:

  1. Assisti ao filme Eragon, não sei se tem relação com este livro. O filme é legalzinho, mas nada que me animaria a ler o livro.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou bastante curiosa em relação ao filme, apesar de dizerem que não é muito bom e que é bastante diferente do livro...

      Eliminar
  2. Não vejas o filme:P É muito mau.
    Eu gostei na altura bastante do 1º livro mas ainda gostei mais do 2º. Depois de ver o filme, aliado ao tempo infindável de espera entre os lançamentos, acabei por desistir dos outros:P Talvez se fosse ler hoje já não achasse tão original mas na altura que li não conhecia o Senhor dos Anéis. Gostava bastante da Saphira.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma curiosidade mórbida acerca do filme, vou acabar por vê-lo xD
      A Saphira é a melhor personagem :P Talvez leia os próximos volumes, mas não tão cedo...

      Beijinhos*

      Eliminar
  3. Realmente o filme é péssimo!!! Mas não deixes que isso te esmoreça de ler os restantes livros!
    É como eu te disse, a escrita do autor foi melhorando ao longo dos anos, bem como a história! Espero que possas concordar à medida que fores lendo os seguintes :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha tenho mesmo que ver o filme para me rir então xD
      Ainda bem que me dizes que a estória melhora nos próximos volumes, já fico com mais vontade de os ler :)

      Beijinhos*

      Eliminar
  4. Concordo que os próximos livros são melhorzinhos que este primeiro! ;) e ganha mais relevo uma personagem que considero muito interessante, o Roran!
    Quanto ao filme... Sem comentários! :P só mesmo vendo! xD
    Espero que gostes dos próximos volumes! *-*
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, espero mesmo gostar dos próximos :) Realmente o Roran não aparece quase nada neste volume, deixaste-me intrigada :P

      Beijinhos*

      Eliminar