RECENTES

quarta-feira, 10 de julho de 2013

"Hex Hall" de Rachel Hawkins [Opinião Literária]

Título: Hex Hall
Autora: Rachel Hawkins
Editora: Gailivro
Coleção: Hex Hall (nº1)

Sinopse:
Virei-me para sair, mas a porta fechou-se a poucos centímetros da minha cara. De repente, um vento pareceu soprar através da sala e as fotografias nas paredes chocalharam. Quando me virei de novo para as raparigas, estavam as três a sorrir, os cabelos a ondularem-lhes a volta dos rostos como se estivessem debaixo de água.
O único candeeiro da sala tremeluziu, e apagou-se. Eu apenas conseguia distinguir faixas prateadas de luz que passavam sob a pele das raparigas, como mercúrio. Até os seus olhos brilhavam.
Começaram a levitar, as pontas dos sapatos regulamentares de Hecate mal tocando a carpete musgosa. Agora, já não eram rainhas do baile de finalistas, nem supermodelos – eram bruxas, e até pareciam perigosas.
Apesar de me debater contra a vontade de cair de joelhos e colocar as mãos acima da cabeça, pensei, “Eu também seria capaz de fazer aquilo?”.

Opinião:
Neste livro acompanhamos Sophie Mercer, uma jovem bruxa, nas suas aventuras em Hecate Hall, uma escola para os jovens sobrenaturais que abusaram dos seus poderes e puseram em causa o secretismo da sua condição. O ambiente escolar não poderia ser mais diverso: bruxas, feiticeiros, mutáveis, lobisomens, fadas e vampiros terão de aprender a conviver – ou pelo menos, tentar não se destruírem mutuamente.
O enredo não é propriamente original: a típica rapariga que desconhece o verdadeiro alcance dos seus poderes, odiada pelas três bruxas mais populares da escola e apaixonada pelo namorado de uma delas que é, obviamente, o rapaz perfeito. No entanto, Sophie destaca-se como protagonista, com um sentido de humor soberbo que torna a estória viciante. Adoro a sua ironia e sarcasmo, estabelecendo quase uma sátira à própria estória, que me ajudou a superar a previsibilidade do enredo.
Por sua vez, Jenna, a sua companheira de quarto, é uma personagem cativante. Gostei da sua caracterização fora do normal para um vampiro: a sua paixão pela cor rosa, a sua orientação sexual, o seu passado e transformação em vampiro. A amizade entre ambas é tocante e um dos pontos mais positivos da obra.
As restantes personagens secundárias estão pouco desenvolvidas, francamente unidimensionais. Claro que Archer é irresistível e os seus diálogos com Sophie são divertidos pelo feitio irónico que ambos partilham, mas por vezes torna-se aborrecido na sua perfeição. Outras personagens suscitaram a minha curiosidade, nomeadamente Cal, o couteiro da escola, que me pareceu misterioso e gostaria de saber mais sobre o seu passado nos próximos volumes.
Quanto à estória, apreciei toda a dinâmica relativa às mortes e crimes que ocorrem na escola. Apesar de ter conseguido desvendar algumas componentes do mistério com facilidade, ainda fui surpreendida com algumas revelações no final. Como volume introdutório penso que forneceu as explicações necessárias sobre a mitologia e background dos seres sobrenaturais, mas espero um maior aprofundamento nos próximos volumes. No fundo, foi uma leitura leve, descontraída, com um teor decididamente juvenil mas nem por isso menos aprazível.

10 comentários:

  1. Olá,
    Deixei te um desafio no meu blog ;) http://esmiucar-pag-a-pag.blogspot.pt/2013/07/jantar-literario-tag.html
    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, assim que tiver disponibilidade respondo! Já tenho mais outras 2 tags em atraso xD

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. De nada :) agora tens também mais um selo em atraso xD http://esmiucar-pag-a-pag.blogspot.pt/2013/07/viajando-na-leitura-selo.html

      Eliminar
  2. Já ando com este livro na lista para ler há muito tempo. Mas nunca o encontro nas bibliotecas... Parece ser interessante. :9
    Boas leituras!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa leitura para o Verão, leve e muito engraçada :) Mas duvido que encontres em bibliotecas :/ Na fnac encontras a 3,50€, é um bom preço. Já o 2º volume está a 16€, o que é ridículo, não vou dar tanto dinheiro por ele, não vale assim tanto...

      Eliminar
  3. Adoro a capa! *-* e o livro parece bem interessante! :)

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei do livro e gostava de ler o segundo mas ainda não apostei nisso (pelo preço xD) :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me digas nada, quero ler o 2º mas nunca pelo preço que está agora, não vale assim tanto --'

      Eliminar