RECENTES

domingo, 30 de junho de 2013

"O Monte dos Vendavais" de Emily Brontë [Opinião Literária]

Título: O Monte dos Vendavais
Autora: Emily Brontë
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.

Opinião:
Este é um romance negro, um clássico da literatura que explora as emoções mais negras da condição humana.
As personagens não poderiam ser mais controversas, a começar pelos protagonistas Catherine e Heathcliff. A primeira é uma mulher profundamente egoísta, com atitudes vis e maldosas. Por sua vez, Heathcliff é violento, assustador, um homem arrogante que não conhece o conceito de compaixão ou remorsos. Apesar de claramente não terem sido construídas para agradar ao leitor, estas personagens – e mesmo as secundárias – são fascinantes precisamente pelos seus defeitos. O romance platónico entre ambos desenvolve-se num ambiente tempestuoso, repleto de ódio, rejeição e maldade. Por conseguinte, é impossível considerar esta uma estória de amor! Todo o livro aborda uma reflexão sobre o ódio puro, a vingança, a perversidade da alma humana.
De igual modo, a autora retrata fielmente a época vitoriana, embora assumindo alguns ideais incomuns para altura. É compreensível, portanto, toda a polémica e escândalo gerados pelo público dessa época.
Esta é uma obra invulgar, algo mórbida, que poderá deixar o leitor mais sensível desconfortável perante o seu negativismo. Será difícil encontrar estória mais trágica, quase roçando o melodramático, cujo ambiente fantasmagórico proporcionará ao leitor uma viagem inesquecível aos confins mais obscuros da natureza humana.

10 comentários:

  1. Já li este livro há quase cinco anos. Gostei bastante na altura e merece que eu volte a pegar nele. Já viste o filme? Ando há tanto tempo para o ver e ainda não tive oportunidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, nunca vi o filme! Mas gostava :)

      Eliminar
    2. :)Há várias versões. Eu quero ver se arranjo aquela com o Juliette Binoche e Ralph Fiennes (adoro estes actores).

      Espero que gostes do corações em silêncio. Já não me lembro muito bem da história. Foi o primeiro livro de Nicholas Sparks que li e que me deixou fã!! :)

      Eliminar
    3. Também queria ver esse (também adoro o Ralph Fiennes) :)

      Já me deixaste entusiasmada com o "Corações em Silêncio"! Vou começar a ler daqui a bocadinho :P

      Eliminar
  2. Gostei muito da review e fiquei ainda mais entusiasmada e curiosa para ler este livro!! :D

    ResponderEliminar
  3. Ando há séculos para ler isto. Vou ver se o mando vir em inglês ou se o compro na Bertrand porque acho que eles têm para lá alguns clássicos ingleses. Esta sinopse sempre me fascinou e não consigo parar de ver boas opiniões. E btw se gostas de personagens controversas tenta o "O Vermelho e o Negro" do Stendhal :)

    Abraços e... boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma leitura pesada por isso aconselho-te a aproveitares agora as férias (supondo que as tens claro :P) para atacares este clássico! Mas vale a pena, prepara-te para umas personagens bastante odiosas x)
      Obrigado pela sugestão, mais um para a wishlist ;)

      Boas leituras!

      Eliminar