RECENTES

quinta-feira, 18 de abril de 2013

"Matar é Fácil" de Agatha Christie [Opinião Literária]

Título: Matar é Fácil
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº28) / Inspetor-chefe Battle (nº4)

Sinopse:
Luke Fitzwilliam não deu qualquer importância àquilo que, para ele, não passava de um fantasioso produto da imaginação de Miss Lavinia Pinkerton, a quem acabara de conhecer no comboio e cuja teoria a levava a dirigir-se à Scoland Yard. Segundo a velhinha, as mortes que assolaram a pacata aldeia onde vivia deviam-se à acção de um assassino em série. Mas Lavinia não se ficava por aqui e acreditava conhecer a identidade da próxima vítima: Dr. Humbleby, o médico local.
Algumas horas depois, Miss Pinkerton morre vítima de atropelamento. Mera coincidência? Luke sentia-se inclinado a acreditar que sim… até que ao ler o The Times se depara com a notícia da inesperada morte do Dr. Humbleby…

Opinião:
Mais uma experiência com saldo positivo, fruto da minha paixão pelo universo literário de Agatha Christie. Desta vez sem os detetives do costume – Poirot ou Miss Marple – o leitor é levado a descobrir quem será o maníaco homicida a aterrorizar uma pacata aldeia, escolhendo as vítimas mais improváveis e inocentes.
O protagonista e detetive amador, Luke Fitzwilliam, é uma personagem divertida mas pouco observador e por vezes um pouco descuidado – características nada favoráveis para um investigador! Contudo, Bridget acaba por colmatar esta falha, com a sua inteligência e perspicácia. Gostei da ténue linha de romance que envolve a estória principal, acabou por ser uma refrescante distração dos sucessivos assassínios cometidos ao longo da estória.
Sem dúvida uma leitura fluída e emocionante, com um desenlace final surpreendente!

4 comentários: