RECENTES

sábado, 20 de abril de 2013

"Amante de Sonho" de Sherrilyn Kenyon [Opinião Literária]

Título: Amante de Sonho
Autora: Sherrilyn Kenyon
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]
Coleção: Predadores da Noite (nº1)

Sinopse:
Grace Alexander, uma bonita terapeuta sexual de Nova Orleães, julgava estar destinada a uma vida sem paixão. Até ao dia em que a amiga Selena a convence de que, por artes mágicas, poderá convocar um escravo de amor durante um mês. Certa de que a magia da amiga irá falhar, Grace deixa-se levar pela brincadeira. Mas...
"Caro leitor,
Estar preso num quarto com uma mulher é fabuloso.
Estar preso em centenas de quartos ao longo de dois mil anos não o é de todo. E estar amaldiçoado como escravo de amor para a eternidade, arruína qualquer guerreiro espartano. Como escravo de amor, sei tudo sobre as mulheres. Como tocá-las, saboreá-las e, acima de tudo, como dar-lhes prazer. Mas quando fui convocado para satisfazer as fantasias de Grace, encontrei a primeira mulher na história que me viu como um homem com um passado atormentado. Só ela se preocupou em levar-me para fora do quarto e mostrar-me o mundo.
Ensinou-me a amar de novo.
Mas eu não nasci para conhecer o amor. Fui amaldiçoado para caminhar sozinho pela eternidade. Como general, aceitara há muito a minha sentença. No entanto, agora encontrara Grace - a única coisa sem a qual o meu coração não consegue sobreviver. Poderá o seu amor curar as minhas feridas e quebrar uma maldição milenar?"
Julian da Macedónia

Opinião:
Neste primeiro volume da aclamada saga Predadores da Noite acompanhamos a estória de Julian da Macedónia, através de uma premissa única e intrigante: um ex-general espartano é amaldiçoado pelos deuses a permanecer preso num livro e, quando convocado, a sua única função é proporcionar prazer à mulher que o evocou. Confesso que usufruía de expectativas bastante altas, fruto das opiniões positivas acerca desta saga. Contudo, embora estivesse ansiosa por começar esta coleção tão popular entre os amantes de romance paranormal, não poderia ter ficado mais desiludida.
O enredo é simples, talvez em demasia, mesmo para o género. Como seria de esperar, o foco principal da estória é o romance entre Julian e Grace. Gostei francamente da maneira como a relação entre ambos resulta da recusa de Grace em tratá-lo como um mero objeto sexual, em virtude da sua experiência com uma relação anterior. A estória carece, porém, de um maior desenvolvimento dos conflitos interiores das personagens, aprofundando as suas emoções e dualidades. Gostava, por conseguinte, que esta faceta moral tivesse sido mais aprofundada e melhor explorada, pois penso que é uma excelente mensagem.
Existe um antagonista secundário que parece caído do céu, um homem perturbado com uma fixação pouco saudável por Grace, mas cujas ações não trazem grande impacto para a estória e cujo desenlace é rápido e previsível. A escrita é fluída e acessível, com diálogos repletos de humor mas por vezes algo cliché.
Julian, o protagonista, é talvez a única personagem que realmente me cativou, não (apenas) pelas suas características físicas, que, obviamente, encerram o estereótipo do homem perfeito neste tipo de estórias. Em geral, primou pela sua personalidade forte, uma alma torturada pela injustiça do seu destino e toda a crueldade que suportou ao longo da sua vida. Apreciei a forma como vamos desvendando o seu passado e, gradualmente, a sua máscara de frieza e distanciamento vai desaparecendo e dando lugar a um homem gentil e vulnerável. A sua relação com Grace evolui de uma amizade mútua para uma cumplicidade ternurenta e, evidentemente, para um amor apaixonante.
Um aspeto realmente positivo foi a abordagem à mitologia grega, na medida em que é uma temática que sempre me fascinou. Adorei as alusões aos deuses e deusas e as suas caracterizações singulares e originais.
No entanto, ao terminar a sua leitura, senti a falta de alguma ação e de um enredo mais intenso, para acentuar o clímax final. Apesar de ser uma agradável leitura para descomprimir, não encontrei o que procurava, talvez por culpa de algumas expectativas que desenvolvi acerca desta saga. Definitivamente que lhe irei dar uma segunda oportunidade, através da leitura do segundo volume, o qual espero que tenha um registo mais dark e uma narrativa mais dinâmica e apelativa.

8 comentários:

  1. Este primeiro livro apenas serve de introdução. A saga começa no segundo livro *.* Espero que gostes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmmm, pois, bem me parece, até porque este livro não fala em nenhum Predador da Noite, achei estranho xD
      Espero que o 2º seja melhor, já o tenho cá em casa, qualquer dia dou uma 2ª oportunidade à saga :P

      Eliminar
  2. Eu gostei mais do 2º :) mas o 1º foi aquela coisa...

    A tradução é uma porcaria, só para não dizer pior. Mas mesmo assim, a escrita não é nada de especial, com aspectos muito repetitivs, cansou-me um bocado. E não melhora nos próximos. Já vou para o 5º volume eheheh

    A história é viciante, mas não consigo dar mais do que 3*, só houve um a que dei 4* :D

    Ainda não fiz opinião de nenhum, mas no geral, concordo com a tua :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh que caramba, e eu com esperanças que isto melhorasse nos próximos :S Como é uma saga bastante popular, honestamente esperava melhor...

      Já agora, a título de curiosidade, a qual é que deste 4*?

      Eliminar
    2. O problema das repetições é da autora, mas sinceramente a tradução portuguesa deixa mais a desejar. As repetições até se compreendem. Nesse aspecto é que não melhora, mas todos os livros têm histórias maravilhosas :) eu esqueço a escrita e foco-me nisso, porque acho que é uma saga que merece a pena ser lida e não tem culpa da porcaria que os tradutores fazem.

      Dei 4* ao 3º - Talon e Sunshine :) Não me recordo do nome em português. Este aqui: http://www.goodreads.com/book/show/84140.Night_Embrace

      Eliminar
    3. Pronto, pelo menos as estórias são boas :)
      É que de facto a escrita... bem, não é nada de especial :/

      Ah esse é o 3º, vá estou lá quase xD Vou experimentar o 2º e dar outra oportunidade à saga :P

      Eliminar
  3. Eu gosto das histórias, tu sabes. Mas se queres essa profundidade talvez o do Zarek ou Valerius.. ou o do Ash! O do Ash é o mais doloroso de todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmmm...só queria que a estória fosse um bocadinho mais dark... Afinal estamos a falar de Predadores da Noite ou quê? xD Só o nome já sugere algo mais intimidante x)
      Obrigada pelas sugestões :)
      Já me decidi, vou continuar com a série e ver onde me leva :P

      Eliminar