RECENTES

domingo, 21 de abril de 2013

"Silver Bay - A Baía do Desejo" de Jojo Moyes [Opinião Literária]

Título: Silver Bay – A Baía do Desejo
Autora: Jojo Moyes
Editora: Porto Editora

Sinopse:
Mike Dormer chega a Silver Bay, uma pacata vila costeira da Austrália, com um único e secreto intuito que abalará por completo a vida dos seus habitantes. Mas Silver Bay reserva-lhe um destino diferente.
Liza McCullen e a sua filha Hannah, de dez anos, residem no familiar Hotel Silver Bay - tão excêntrico como a sua proprietária Kathleen - onde Mike se hospeda. As suas personalidades enigmáticas exercerão um fascínio inexplicável sobre o pragmático executivo londrino, que se deixará envolver irremediavelmente pelos membros da pequena comunidade de Silver Bay e pela magia que descobre no seu modo de vida. Em pouco tempo, Mike sentir-se-á dividido entre a culpa e o desejo, a responsabilidade... e a paixão inesperada. Paralelamente, a vida de Liza sofrerá uma reviravolta inevitável.
Prisioneiros de uma perigosa teia de segredos e mentiras, estarão eles preparados para enfrentar os acontecimentos que se avizinham?

Opinião:
Esta é uma estória familiar, com um pouco de mistério à mistura. A família nesta obra não se limita a laços de sangue, mas abarca os habitantes de Silver Bay que constituem uma comunidade – no fundo, uma família alargada. E o mistério? Este vem na forma que mais aprecio: um segredo obscuro enterrado nas brumas do passado.
Para além da belíssima estória de amor retratada neste livro, a autora aborda uma temática sempre atual: o impacto do ser humano na natureza. Com as descrições sublimes das paisagens, do mar, dos golfinhos, das baleias e de todos os outros animais marinhos do local, torna-se impossível não desejar a preservação de toda esta beleza natural.
Um dos aspetos que mais apreciei nesta estória foi a paixão de Liza pelas baleias e por toda a vida marinha, pelas quais luta afincadamente. Este seu amor pela natureza é contagiante e comovente. Também a sua filha, Hannah, apresenta esta capacidade apaixonante de lutar pelo que acredita. E é através do convívio com ambas que Mike sofre uma grande transformação. Na verdade, esta é a personagem que sofre uma maior evolução: Mike passa de um homem apático e conformado, a um homem determinado e capaz de sacrificar tudo pelo que ama. Contudo, Kathleen foi sem dúvida a personagem mais cativante, uma mulher extremamente perspicaz, que diz sempre o que pensa.
Com uma escrita simples e agradável, o enredo comovente e, sobretudo, humano, agarra o leitor desde o início. Uma estória tocante sobre segredos e descobertas, perdas e transformações, escolhas capazes de alterarem o rumo das nossas vidas.

4 comentários:

  1. Olá Mónica,
    Já estive com este livro na mão, na biblioteca, e depois acabava sempre por escolher outro! Pela tua opinião tenho mesmo de o trazer. Nunca li nada de Jojo Moyes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Este foi o meu primeiro livro da autora e fiquei agradavelmente surpreendida :) É uma estória muito bonita, aconselho-te a dares-lhe uma oportunidade :P

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Epá, fiquei com vontade de ir arranjar já este livro! Fiquei com imensa boa impressão dele :D
    Beijinho

    ResponderEliminar