RECENTES

sábado, 30 de março de 2013

"Sonhos Proibidos" de Lesley Pearse [Opinião Literária]

Título: Sonhos Proibidos
Autora: Lesley Pearse
Editora: Edições Asa

Coleção: Série Belle (nº1)

Sinopse:
Belle tem quinze anos e uma vida protegida. Graças aos cuidados da ama, ela nunca se apercebeu de que a casa onde vive é um bordel, regido com mão de ferro pela sua mãe. Porém, a verdade encontra sempre maneira de se revelar… Para Belle, será no trágico dia em que assiste ao assassinato de uma das raparigas da casa. Ingénua e indefesa, ela fica à mercê do criminoso, que a rapta e leva para Paris, onde se inicia como cortesã. Afastada do único lar que conheceu, a jovem refugia-se nas memórias de infância e acalenta o sonho de voltar aos braços do seu primeiro amor, Jimmy.
Mas Belle já não é senhora do seu destino. Prisioneira da sua própria beleza, é alvo do desejo dos homens e da inveja das mulheres. Longe vão os anos da inocência e, quando é levada para a exótica e decadente cidade de Nova Orleães, ela acaba por apreciar o estilo de vida que o Novo Mundo tem para lhe oferecer. Mas o luxo e a voluptuosidade que a rodeiam não mitigam as saudades que sente de casa, e Belle está decidida a tomar as rédeas da sua vida. Um sonho que pode ser-lhe fatal pois há quem esteja disposto a tudo para não a perder. No seu caminho, como barreiras fatais, erguem-se um continente selvagem e um oceano impiedoso. Conseguirá o poder da memória dar-lhe forças para sobreviver a uma viagem impossível?

Opinião:
Mais uma vez Lesley Pearse me surpreende com um romance histórico vívido e detalhado, um enredo alucinante repleto de intriga, paixão, vingança e outras emoções fortes, e personagens absolutamente cativantes.  
Belle, a protagonista, é uma personagem fascinante. Inicialmente inocente e ingénua, as desgraças que acompanham a sua vida torná-la-ão numa mulher corajosa, inteligente, determinada. Adorei a forma como, apesar da vida repleta de misérias e prazeres fugazes, mantém a esperança de regressar à sua terra natal e às pessoas que constituíam o seu lar.  
As personagens secundárias são, por si só, verdadeiras pérolas. Mog, Annie, Garth, Jimmy, Noah, Lisette, Gabrielle e Étienne posssuem estórias de vida profundas, personalidades complexas e um carácter muito humano. Cada uma destas personagens se revelará fulcral ao enredo, cada uma com um papel determinante na vida de Belle.
Lesley Pearse mais uma vez desenvolve uma estória triste e sofrida, características habituais dos seus romances. Na verdade, a trama desta obra não poderia ser mais dramática. Tudo o que poderemos imaginar de mais horrendo e tenebroso acontece a Belle.  Toda esta crueldade torna-se um pouco excessiva e a estória alonga-se por vezes sem necessidade. Na minha opinião, o livro poderia ser ainda melhor com menos páginas e menos violência contra a protagonista.
Contudo, penso que todo este dramatismo tem como propósito ressalvar o impacto da temática principal: o tráfico humano, nomeadamente a venda de crianças e mulheres para a prostituição. Este é um tema potencialmente sensível mas a autora constrói uma abordagem exímia. Apreciei bastante a linguagem utilizada pela autora, pois não se coíbe em utilizar termos crus e diretos. É importante abordar estes assuntos sem pudor ou floreados desnecessários, para que a mensagem principal chegue ao leitor. Convém ainda relembrar que, embora esta obra se situe há mais de cem anos, esta temática é (infelizmente) bastante atual, na medida em que, ainda hoje, em determinadas zonas do mundo, o tráfico humano é uma realidade.
Em suma, a autora erigiu neste livro um hino à sobrevivência, à coragem e à determinação de todas as mulheres vítimas de abusos sexuais. A protagonista é a representação de uma força de vontade inigualável perante os mais hediondos obstáculos; é sem dúvida a alma desta obra!

10 comentários:

  1. Excelente opinião, que, sem dúvida, me aguçou ainda mais a curiosidade por ler este e outros livros da autora :D (Ainda não li nenhum da escritora - shame...)

    Um dia ainda me irás explicar como é que consegues ler tão depressa e escrever opiniões ainda mais... hahah

    Beijinhos e óptima Páscoa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, olha que esta autora é uma excelente aposta, já é o 3º livro que leio dela e não me arrependi ainda :)

      Quanto ao ler e escrever opiniões depressa, é uma combinação de inspiração + ESTOU DE FÉRIAS 8DDDDD (o que significa muito tempo livre e uma grande, grande vontade de ler para compensar a altura em que não posso ler quase nada porque estou em estágios --') xD

      Beijinhos e BOA PÁSCOA :D

      Eliminar
  2. Tens aqui um selo: http://refemdasletras.blogspot.pt/2013/03/selo-blog-de-outro-mundo.html

    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh obrigada ^^ Vou acrescentar o teu nome ao post ;)

      Boas leituras! :)

      Eliminar
  3. Olá Mónica,

    Bem... Que rápida leitura :)
    Comecei primeiro e ainda não terminei, mas confesso que ando a poupar o livro... Lool quando gosto muito de um livro prefiro lê-lo no silêncio da noite. Manias!!
    Está a ser fantástico. A Lesley não desilude... Ainda me faltam cerca de duzentas páginas, mas até ao momento está a ser uma leitura fantástica!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Pois, as férias dá para devorar livros :P
      É um livro muito bom de facto, não sei como consegues poupá-lo, é preciso força da vontade xD

      Beijinhos*

      Eliminar
    2. Nem eu própria sei! Passo o dia sempre com uma vontade de me amarrar a ele e ver como termina! Mas é hoje... Vou ficar com saudades!

      Eliminar
    3. Se te faz mais feliz, este livro vai ter uma continuação! :) O primeiro capítulo do próximo volume está no final deste livro :P

      Eliminar
    4. Siim eu sei! Na semana passada uma colega de curso contou-me no goodreads enquanto discutíamos sobre os livros de Lesley Pearse... Vou ficar a morrer de curiosidade lool!

      Eliminar
    5. E eu li o primeiro capítulo do próximo e fiquei logo super super ansiosa!! ^^ Quero o próximo já! xD

      Eliminar