RECENTES

terça-feira, 19 de março de 2013

"O Mistério do Comboio Azul" de Agatha Christie [Opinião Literária]

Título: O Mistério do Comboio Azul
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº24) / Hercule Poirot (nº6)
Sinopse:
Ruth recebe do pai, um milionário americano, uma extraordinária jóia que encerra “um rasto de tragédia e violência”. Embora seja avisada de que não deve transportá-la para fora do país, Ruth decide levá-la consigo quando parte para Nice a bordo do famoso Comboio Azul. A notícia do seu assassinato será para todos um imenso choque… E mais um desafio para Hercule Poirot.

Opinião:
Este livro inicia-se logo com uma aura de mistério associada à espionagem e à compra de uma jóia famosa pelo rol de tragédias que acarreta. Quando outra destas tragédias ocorre, desta vez um assassinato seguido do roubo da jóia, cabe a Poirot descobrir se ambos os crimes estão relacionados ou simplesmente se o roubo foi um crime de oportunidade.
Os suspeitos são muitos e Poirot terá que formar uma aliança com Katherine Grey, a quem Ruth, a vítima, terá feito algumas confidências. Contudo, por vezes, a narrativa afasta-se da investigação do crime para explorar o lado emocional das personagens. Por exemplo, será que Katherine se renderá aos encantos de Derek ou às atenções de Knighton? Assim, o crime deixa de ser o foco do livro e a investigação é feita por Poirot longe da perspetiva do leitor. Apesar de este facto enriquecer a caracterização das personagens, o interesse do leitor no mistério tem tendência para desvanecer.
Contudo, com a resolução final, surpreendente e difícil de adivinhar, Christie redime-se, apresentando mais uma estória criminal muito bem delineada.

3 comentários:

  1. Olá! Já li este livro, mas confesso que não é dos meus favoritos da Agatha Christie. Não sei porquê, mas parece que o primeiro que li dela, Um Crime no Expresso Oriente, foi o que mais me impressionou e o que mais gostei... Será que foi por ter sido o primeiro, ou realmente os que tenho lido não são tão bons como esse?? Não sei...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que começaste logo por um dos melhores livros da Christie!! Agora o problema vai ser superá-lo! x) Este realmente não é dos melhores, os que estão no meu top dela são, para além do "Crime no Expresso Oriente": "As Dez Figuras Negras", "O Assassinato de Roger Ackroyd", "A Casa Torta" e "Morte na Praia". Ficam as sugestões ;P

    ResponderEliminar
  3. Ois Mónica,

    Ai tanto local para comentar e tão pouco tempo para o fazer :(

    Vou aproveitar as tuas sugestões, tenho dois por ler e confirmo As Dez Figuras Negras é muito bom mesmo :)

    Já agora aproveito para te deixar o meu novo endereço do blogue, caso queiras atualizar:

    http://leiturasdofiachaocorvonegro.blogspot.pt/

    Bjs e boas leituras :)

    ResponderEliminar