RECENTES

quarta-feira, 20 de março de 2013

"Marés Altas" de Nora Roberts [Opinião Literária]

Título: Marés Altas
Autora: Nora Roberts
Editora: Saída de Emergência
Coleção: A Saga da Baía de Chesapeake (nº2)

Sinopse:
Esta é a história de três irmãos que regressam a casa para honrar o último pedido do seu pai: tratar e educar Seth, um rapaz problemático que precisa urgentemente de uma família. Mas regressar a casa vai ensinar aos três irmãos mais do que alguma vez sonharam sobre o verdadeiro significado da família. Dos três homens, Ethan era o que partilhava com o pai o amor pela costa de Maryland. E agora que o pai partiu para sempre, Ethan está determinado em fazer do negócio da família – a construção artesanal de barcos – um sucesso. Mas talvez esse nem seja o seu maior desafio... É que para além de Seth precisar de si mais do que nunca, há uma mulher que Ethan sempre amou mas nunca acreditou poder possuir. Conseguirá Ethan enfrentar um passado doloroso para criar o futuro com que sempre sonhou?

Opinião:
Mais uma estória linda acerca dos irmãos Quinn, desta vez com Ethan como foco principal. Tal como os seus irmãos, teve uma infância conturbada, vítima de abusos verbais e físicos, o que o tornou inseguro e cauteloso. Ethan é um homem sereno, calmo e ponderado, mas profundamente apaixonado por Grace, uma mulher lutadora e mãe solteira que fará tudo para garantir um futuro para a sua pequena filha. Contudo, Ethan não deixa transparecer os seus sentimentos, com receio de que o seu passado a possa afastar.
Por conseguinte, este volume adquire um ritmo mais suave e lento do que o anterior, o que condiz perfeitamente com a personalidade do protagonista. Este romance é apaixonado de uma forma doce e ternurenta. Apesar de por vezes ter sido frustrante acompanhar as ponderações e indecisões de Ethan, o seu amor por Grace é verdadeiramente tocante. No fundo, é uma relação baseada na amizade pura que gradualmente se torna em amor.
Para trazer alguma vivacidade ao enredo, também acompanhamos Anna e Cameron, agora casados mas nem por isso menos conflituosos, cuja relação é pontuada por discussões hilariantes. Adoro a maneira como Anna tenta manter os quatro irmãos na linha, agora com a ajuda de Grace.  
A relação entre os irmãos evolui cada vez mais e descobrimos novos aspetos do passado de Seth, devido ao súbito reaparecimento da sua mãe biológica. Mais um drama familiar como Nora Roberts bem sabe desenvolver: uma estória acessível, emotiva e com laivos de humor inigualáveis!

8 comentários:

  1. É uma tetralogia linda, não é? *.* Eu estou a adorar ler o Porto de Abrigo. E nem sabes as revelações que há!!! eheh xD
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda linda linda *.* Adoro!
      Ehehe por acaso até sei as revelações pq já li os 4 livros, estas opiniões são atrasadas :P

      Eliminar
    2. Muahahaha! xD Vê pelo lado positivo: ainda podes desfrutar destas fantásticas leituras, eu já não!

      Eliminar
    3. Por acaso estava a pensar nesses termos... há que sempre ver o lado positivo! eheh :)

      Eliminar
    4. Opá, quando falei nestas revelações, não estava à espera de tantas revelações! Este livro é um poço delas! E como adorei aquela Sybill! Coitadinha... Nem mesmo passados 18 anos (sim, porque já ando a ler O Azul da Baía) a mãe a perdoou... E que segredo é que o Seth tem para ser chantageado? Eu ainda vou no início, mas já deu para perceber que ele tem um problema qualquer :X
      Beijinho

      Eliminar
    5. Tantos segredos, tantas revelações bombásticas :P Estás a gostar do "O Azul da Baía"? :)

      Eliminar
    6. Ainda vou no inicio, mesmo, portanto não tenho ainda nenhum opinião definida. Mas ver a Aubrey com 20 anos é... wow! O.o
      Esta experiência de vermos as personagens 18 anos depois é completamente diferente!! Depois digo o que achei! :)
      Beijinho

      Eliminar