RECENTES

quinta-feira, 14 de março de 2013

"Naquele Tempo" de Nora Roberts & J.D. Robb [Opinião Literária]

Título: Naquele Tempo
Autora: Nora Roberts / J.D. Robb
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]

Sinopse:
Laine Tavish é dona de uma loja de antiguidades chamada Naquele Tempo. É uma mulher discreta e vive uma vida igualmente discreta numa pequena localidade de Maryland. Pelo menos, isso é o que toda a gente pensa. Na verdade, o seu nome é Elaine O´Hara e é filha de Big Jack O´Hara, um dos mais conhecidos bandidos do seu tempo. E o passado de Laine acaba de a encontrar... de uma forma bem dramática. O seu tio, há muito sumido, aparece de repente na sua loja, apenas para deixar um aviso misterioso antes de ser atropelado mortalmente na rua. Pouco depois, a casa dela é revirada por assaltantes. Agora cabe a Laine e a um homem deliciosamente misterioso chamado Max Gannon, descobrir quem anda atrás dela, e porquê. A resposta está num tesouro escondido, um tesouro que vai mudar não só a vida de Laine mas também a de futuras gerações.

Opinião:
Este é um livro que une o romance contemporâneo característico de Nora Roberts com a sua vertente mais policial escrita sob o pseudónimo J. D. Robb. Por conseguinte, a estória é dividida em duas partes: uma focando o passado, cerca do ano 2000, em que acompanhamos o desenvolvimento do amor entre Laine e Max durante a busca por um tesouro roubado, enquanto a segunda parte se passa em pleno ano 2059, em que acompanhamos a tenente Eve Dallas na sua investigação em auxílio da descendente de Laine e Max.
A narativa tem um ritmo muito dinâmico e um enredo bem estruturado. Porém, a subtil alteração de estilo a meio do livro, a introdução de novas personagens e pontos de vista dificultaram o acompanhamento da estória e tornaram o desenrolar da ação um pouco apressado. Confesso que me senti um pouco perdida no contexto, principalmente no segmento do futuro, talvez por não acompanhar a Série Mortal/In Death de J. D. Robb, protagonizada pela tenente Eve Dallas.
Em suma, penso que esta será uma leitura apropriada para quem apreciar ambos os lados da escrita de Nora Roberts. Para mim tornou-se algo confusa esta alternância mas como ponto positivo tenho que destacar a curiosidade que me proporcionou acerca da coleção de J. D. Robb – uma série que gostaria de experimentar no futuro!

10 comentários:

  1. Tens de ler a série mortal! Eu adoro e penso que também vais gostar. Adoro a Eve e o seu Roarke! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, este livro deixou-me mesmo curiosa. Aposto que quando começar a Série Mortal este livro fará muito mais sentido x)

      Eliminar
    2. É provável! Eu acho a série muito boa. Aliás, antes dos livros de Nora Roberts já eu andava vidrada na série do seu pseudónimo. É uma série que se passa no futuro e as personagens são complexas e deliciosas... Roarke é um sonho de homem :). Acho que deves arriscar na série!

      Eliminar
    3. Obrigada pelo incentivo :D Já agora, qual é o primeiro? É melhor ler por ordem certo? Ou não faz diferença?

      Eliminar
    4. :)! Eu, por puro desconhecimento, não comecei a ler por ordem. Acabou por não me fazer grande diferença porque comecei pelo terceiro e depois vim ler o que estava para trás. Dá para perceber, mas é melhor ler do início... Assim ficam bem presa ao enredo. Eu tenho em versão e-book e em inglês! Se quiseres eu envio-te. O primeiro é "Nudez Mortal".

      Eliminar
    5. Pois, é melhor ler por ordem então :) Não te importas de me enviar?! :D Ficava-te imensamente agradecida! x)

      Eliminar
    6. Obrigada obrigada obrigada!! :D [O meu mail: monicaalexsilva9@gmail.com]

      Eliminar
  2. Pois, realmente para quem não acompanha a série In Death, este livro pode ser um pouco confuso. Mas para quem acompanha, é um deleite :)
    Tão, mas por que carga de água ainda não começaste a ler a série que ela escreve sobre o nome J. D. Robb? Estás a perder muito! É espectacular! Ai, a menina! xD
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prometo que vou remediar essa situação em breve, não me batas pf! xD

      Beijinhos*

      Eliminar