RECENTES

terça-feira, 12 de março de 2013

"Os Jogos da Fome" de Suzanne Collins [Opinião Literária]

Título: Os Jogos da Fome
Autora: Suzanne Collins
Editora: Editorial Presença
Coleção: Os Jogos da Fome (nº1)

Sinopse:
Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte, Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espetáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um ato de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade?

Opinião:
Situado num futuro pós-apocalíptico, este livro retrata o quotidiano na nação de Panem, emergida das cinzas após uma catástrofe que atingiu a América do Norte, governada por um regime totalitário. Neste contexto ditatorial, a Capitol – a sede do governo – decreta a ocorrência, todos os anos, de um espetáculo sangrento onde dois adolescentes de cada um dos 12 Distritos são obrigados a participar numa luta até à morte, onde apenas um poderá escapar com vida.
Através deste ambiente avassalador que a autora cria uma estória intensa e que predispõe o leitor a uma reflexão profunda sobre alguns componentes da condição humana. A primeira vertente é a abordagem dos limites do ser humano, isto é, até onde este é capaz de ir para sobreviver. É impossível não sentir a angústia e o terror palpáveis dos jovens tributos na arena. E aqui chegamos à outra fonte de reflexão: se já para o leitor é perturbador ler sobre tal acontecimento, o que dizer de uma sociedade que explora estes jovens para o entretenimento público? A autora consegue, portanto, estabelecer uma forte crítica ao voyeurismo e à cultura atual dos reality-shows.
A personagem principal, Katniss, é uma protagonista incrível. Uma jovem com um passado duro, forçada a crescer depressa de forma a assegurar a sua subsistência, mas principalmente a da irmã mais nova e da sua mãe. Katniss é inteligente, determinada e altruísta, capaz de tudo para manter a sua família em segurança. O momento em que se voluntaria para Os Jogos da Fome na vez da sua irmã marcou-me. Sem qualquer hesitação ou medo, esta jovem instintivamente oferece a sua própria vida para salvar a sua irmã. Mesmo ao longo da estória compreendemos que, apesar da máscara fria e compenetrada que construiu para se proteger, Katniss é uma jovem com um grande coração.
A estória é narrada na primeira pessoa, pela perspetiva de Katniss, o que significa que apenas temos acesso à sua experiência. Por conseguinte, somos poupados a algumas descrições mais macabras ou violentas, mas também a emoções que poderiam ter sido melhor exploradas. Com tantos acontecimentos subentendidos, gostaria que a carga emocional tivesse sido maior em alguns momentos, mas compreendo a necessidade de manter o teor mais juvenil, devido ao público-alvo. Na minha opinião, a autora perdeu algumas oportunidades para verdadeiramente levar a componente emotiva ao limite.
Confesso que fiquei agradavelmente surpreendida com a componente romântica neste livro. Uma vez que o foco de Katniss é a sua sobrevivência, não resta muito espaço para o romance, o que, na minha opinião, é uma lufada de ar fresco. Com tantos clichés relativamente a triângulos amorosos, é interessante observar a relutância de Katniss em se comprometer a qualquer avanço romântico, o que aguçou a minha curiosidade para os restantes volumes.
Esta é uma saga imperdível, de leitura compulsiva que, com uma escrita simples e acessível, reflete inúmeras emoções intensas e dramáticas. É bom saber que o género young-adult tem obras tão ricas e educativas como esta para oferecer!

21 comentários:

  1. Olá!
    Duas coisas:
    Primeiro - adorei a tua opinião! Se já tinha vontade de ler o livro, ainda fiquei com mais.
    Segunda - caramba, tu lês imenso!!! :p como é que consegues publicar uma opinião por dia??? :)
    Beijinhos e que continuem as muitas e boas leituras :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :D

      Primeiro - ohhh obrigada *.* Espero que leias, vale a pena :)
      Segundo - Algumas destas opiniões são do ano passado, de antes de eu criar o blogue, porque eu já as escrevia (sim, sempre tive a mania de registar o que achei dos livros que leio xD) mas mantinha-as na "gaveta" porque ainda não tinha o blogue para as publicar :P Por isso agora tenho algumas opiniões "atrasadas", ou seja, que não são deste ano.

      Beijinhos e boas leituras para ti tb :D

      Eliminar
    2. Ah...então está explicado!!! É que eu vi que nestes últimos dias publicaste todos os dias uma opinião e fiquei a pensar "Fogo, ela lê mesmo muito rápido" :p
      Mas é giro ter opiniões antigas. Agora quando as publicas costumas mudar alguma coisa do que escreveste? Ou publicas mesmo como criaste a opinião?
      Só pergunto, porque muitas vezes leio opiniões minhas mais antigas e penso "que raio de coisa...como é que eu publiquei isto :p"

      Eliminar
    3. Quem me dera ler tão rápido xD Ou secalhar até não, provavelmente não desfrutava muito da leitura O.o
      Normalmente publico como a tinha escrito, a não ser que estivesse no que eu chamo "modo rascunho" (tipo tópicos ou frases curtas e simples) e então faço um texto mais composto. Como as opiniões são relativamente recentes (do ano passado a maior parte) ainda não passou muito tempo para poder pensar "que raios escrevi aqui" ou "por alma de quem é que eu gostei/odiei isto?!" por isso para já não aconteceu nenhuma mudança drástica...por enquanto xD Mas para quem tem o blogue há mais tempo (como é o teu caso) deve ser mais comum xD

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Tenho é que pegar nos outros dois xD

      Eliminar
    2. Eu já li o 2º e A.D.O.R.E.I tb :D Agora só falta o último...mas não sei se querooooooo xD Odeio terminar sagas --'

      Eliminar
    3. Já me disseram que o 3º é mais enfadonho

      Eliminar
    4. Pois, também já me disseram. Provavelmente porque já não há Jogos no 3º se não estou em erro...

      Eliminar
  3. Acabei de o ler ontem, foi uma leitura um pouco compulsiva porque o li em 2 dias, o que não é normal. Só que como li a semana passada "divergente"...bom o que tenho a dizer é que me agarrou mais a história e às personagens. Gostei bastante d' "os jogos de fome" mas não sei, acho que esperava mais. Achei o outro mais cruel e as motivações no final eram outras. Neste já se sabia que tinham de morrer 23. Mas a personagem principal é fantástica, muito perspicaz em termos de jogo, mas em termo de amorosos, muito pouco LOL.
    Por acaso já viste o filme?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim também foi uma leitura compulsiva, li-o muito rápido mesmo! Por acaso a mim aconteceu-me o oposto, "Os Jogos da Fome" agarrou-me bem mais que "Divergente", apesar de ter gostado bastante deste último. Simplesmente identifiquei-me mais com as personagens e as emoções de "Os Jogos da Fome". E quanto à Katniss, sim é muito pouco perspicaz a nível amoroso xD Mas é isso que gosto nela, não é tão "cliché" como muitas outras estórias young-adult :P
      Sim, já vi o filme e gostei bastante, achei uma boa adaptação. Contudo, como vi o filme logo a seguir a ler o livro encontrei muitos pormenores que modificaram em relação ao livro, o que me chateou um bocado. Principalmente a parte de não incluirem a Madge, que ofereceu à Katniss o pin do mockinjay, não percebo como vão abordar a estória dela no 2ºfilme mas pronto...
      E tu, já viste o filme?

      Eliminar
  4. Sim hoje. Gostei achei uma boa adaptação, e acho que o facto de terem cortado certas partes foi pelo simples motivo que assim tinham de explicar tudo e o filme ainda ficava maior. Mas por exemplo o facto de ela já saber quando vai para a arena que tem de "gostar" do Peeta, fez com ele se chateie com ela no final porque percebeu que tudo foi planeado. Enquanto se calhar no filme isso não acontece por isso pode ser um prenuncio de que ela se apaixonou por ele?!?!(ainda não li os outros volumes) Valem a pena os outros volumes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda só li o 2º e adorei! Ao início do 2º livro é um ritmo um bocadinho mais lento (porque aborda o regresso de Katniss e Peeta ao seu distrito e de terem que lidar com as consequências do que fizeram - o Presidente Snow ficou a modos que chateado por ambos terem saído vivos da arena) mas depois quando chega à parte dos Jogos da Fome (que neste 2º livro tem um twist especial - os tributos são antigos vencedores dos Jogos, ou seja, são bem mais experientes na arte de matar e bem mais perspicazes). Confesso que gostei bastante deste aspeto no 2º livro porque liguei-me aos outros tributos (e não apenas à Katniss e ao Peeta) e por isso para mim foi mais emotivo nesse sentido... :) E depois claro que o final fica em aberto que é para desesperarmos pelo 3º livro! --'
      Em breve devo publicar a opinião ao 2º livro, se quiseres ficar mais esclarecida. Quanto ao 3º este ano tenho que lê-lo, não consigo aguentar mais! :P

      Eliminar
  5. Claro fico então à espera. Entretanto quero ver se adquiro simultaneamente os dois outros, quero também saber como acaba. E como já estão à venda e em português ainda melhor, assim não há o impulso de comprar em inglês (como fiz com o Insurgent)ou a ansia de ter de esperar pela publicação por cá.

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Não sei se já leste a trilogia toda, eu já e concordo contigo foi uma lufada de ar fresco que apareceu, adorei e este primeiro volume é muito bom.

    Gosto de todos os livros cada um à sua maneira, mas foi uma agradável surpresa ;)

    Bjs e boas leituras e por acaso também já tinha estranhado tanto comentário por dia lol, mas está revalado o mistério ehehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li º 2º, o 3º é que ainda não :) E sim, esta trilogia foi uma surpresa bem agradável!

      Ainda bem que o mistério já está esclarecido x)

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  7. Tenho de me pôr a ler esta trilogia, não tarda nada. Estou bem em falta! Tenho lido opiniões tão boas dela...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Li este livro o ano passado levado pela onda de fama que se seguiu ao lançamento do filme e fiquei imediatamente rendido à trilogia. Por enquanto li apenas os dois primeiros livros mas planeio em ler os três ainda este ano. Creio que, para além da história central que me cativou imenso, o que mais me chamou à atenção foi, como referiste, o facto de a autora se concentrar na história de Katniss na arena e deixar como pano de fundo o amor e o triângulo amoroso que, neste livro, até está bem feito, ainda que Katniss acabe com aquele que nós sabemos (para os que já leram o livro :D). Adorei este livro e mal posso esperar por começar a ler o terceiro e por ver o segundo filme que vem já dia 22 de novembro :)

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não li o 3º livro por isso não sei com quem ela acaba (no spoilers please) xP
      Estou ansiosa pelo 2º filme ^^

      Eliminar