RECENTES

domingo, 10 de março de 2013

"A Dama Negra" de Nora Roberts [Opinião Literária]

Título: A Dama Negra
Autora: Nora Roberts
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]

Sinopse:
O ar estava frio quando a Dra. Miranda Jones chegou a casa depois de uma longa semana de trabalho. Mas o seu sangue gelou quando sentiu encostarem-lhe uma faca ao pescoço. Depois de roubaram tudo o que trazia, os assaltantes desapareceram. Profundamente abalada, Miranda decide esquecer aquela experiência assustadora. E, para isso, nada como aceitar o convite para ir a Itália confirmar a autenticidade de A Dama Negra, um bronze renascentista representando uma cortesã dos Medici. Mas, em vez de cimentar a sua posição como a maior perita mundial nesse campo, a viagem a Itália destrói-lhe a reputação. Sentindo-se alvo de uma cilada, Miranda está decidida a limpar o seu nome. Mas ninguém parece disposta a ajudá-la... com a excepção de Ryan Boldari, um sedutor ladrão de arte, cujos objectivos são obscuros. Agora torna-se evidente que o assalto à porta de sua casa foi muito mais do que isso... e que a Dama Negra possui tantos segredos quanto a cortesã que a inspirou. Com a ajuda de um homem em quem não deve confiar mas por quem sente uma atracção intoxicante, o futuro de Miranda parece repleto de traições, mentiras e perigos mortais.

Opinião:
Este é um romance misterioso e arrebatador, com uma abordagem ao mundo da arte fascinante, em que acompanhamos a vida dos artistas, agentes e galeristas, uma ode brilhante às obras de arte.  A ação alterna entre o Maine e Florença, com descrições vívidas de ambos os locais.
A personagem principal, Miranda, é uma mulher de carácter forte e independente, fruto da negligência familiar e sentimental que sofreu. Quando se apaixona por Ryan, um ladrão de arte impulsivo e carismático, a sua vida nunca mais será a mesma. Adorei as técnicas de Ryan para roubar peças de arte nas circunstâncias mais incríveis e a maneira como seduz Miranda. Também foi muito interessante observar o contraste entre a família de Miranda, rica mas fria, sem emoção, e a família de Ryan, calorosa e com raízes italianas e irlandesas.
Os mistérios em redor do Bronze da Dama Negra são fantásticos e daí surgem momentos de adrenalina absolutamente viciantes. Mais um livro de Nora Roberts que se devora com avidez!

11 comentários:

  1. A este eu dei as 5* eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive que diferenciar em relação aos meus preferidos...Este não chega lá, apesar de ser muito bom :)

      Eliminar
    2. Percebo perfeitamente ^.^ Isso acontece-me às vezes x)

      Eliminar
  2. Só 4 estrelas? Ai, ai... percebo que é para diferenciar dos outros, mas este não merece só 4 estrelas, pá! T_T É um excelente livro que infelizmente ainda não veio para a minha estante...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, às vezes custa-me muito pontuar alguns livros, há sempre algumas "injustiças" mas pronto... c'est la vie xD

      Eliminar
    2. É verdade... às vezes temos que ser injustas para uns livros, para não sermos injustas para os nossos favoritos. Vais achar o mesmo quando vires a minha pontuação dada ao As Dez Figuras Negras...
      Beijinho

      Eliminar
    3. Pois, lá está, e depois cada um tem as suas preferências, é inevitável haver alguma discrepância...

      Eliminar
  3. Este é dos meus favoritos dos standalone da Nora! Adoro como ela mistura arte com a relação da Miranda e do Ryan. Além de que o Ryan é um senhor que converge muito as atenções!:p
    O meu preferido standalone dela é O Jogo de Mãos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai esse tb é muito bom ^^
      O meu top dos preferidos standalone é "Os Céus de Montana" :)

      Eliminar
  4. Olá,

    O único livro que li da Nora Roberts e só posso dizer que adorei. Quem pensa que os seus livros são apenas romance estão bem enganados, é algo secundário e que acaba por ser uma mais valia ao enredo, pelo menos foi o que aconteceu neste livro.

    A ver se leio mais uns livrinhos dela, é sem duvida uma leitura agradável ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem dito, os livros da Nora Roberts vão além do romance, o que é muito bom :)

      Eliminar