RECENTES

sábado, 9 de março de 2013

"Lua Azul" de Alyson Noël [Opinião Literária]

Título: Lua Azul
Autora: Alyson Noël
Editora: Gailivro
Coleção: Os Imortais (nº2)

Sinopse:
Quando Ever está a aprender tudo o que consegue sobre as suas novas capacidades como imortal, iniciada nesse mundo sombrio e sedutor pelo seu amado, algo de terrível acontece a Damen. Os poderes de Ever aumentam mas os de Damen começam a enfraquecer depois de ter sido acometido por uma doença misteriosa que lhe ameaça a memória, a identidade e a própria vida. Desesperadamente ansiosa por salvá-lo, Ever viaja até à misteriosa dimensão conhecida por Summerland, onde descobre não apenas os segredos do passado de Damen – a história de brutalidade e de tortura que ele queria manter oculta –, como também um texto antigo que revela os mecanismos do tempo.
Com uma Lua Nova iminente a enquadrar a sua única possibilidade de viajar no tempo, Ever vê-se obrigada a decidir entre fazer o relógio andar para trás e salvar a sua família do acidente em que morreram... ou ficar no momento presente e salvar Damen, que fica cada vez mais fraco a cada dia que passa...

Opinião:
Após um bom início para uma saga com grande potencial, este volume acabou por me desiludir. O início é lento, o enredo de intrigas e vinganças imortais não me conseguiu interessar e apenas se torna cativante no final.
Desta vez, a protagonista não é tanto a relação entre Ever e Damen, na medida em que este tanto se apresenta profundamente apaixonado como fragilizado e distante. O seu ódio súbito por Ever acaba até por ser doloroso, tendo em conta o amor que partilhavam. Este distanciamento de Damen acaba por ser benéfico para a evolução da personagem de Ever, que acaba por ter de se desenvencilhar sozinha e descobrir o que está por trás de tanta mudança.
 O vilão, Roman, é misterioso, enigmático e as suas intenções apenas são reveladas no derradeiro final. Contudo, gostaria que esta personagem tivesse sido melhor explorada, pois os seus momentos e diálogos foram dos melhores ao longo do livro.
Também Ava é digna de menção como uma personagem cativante e com um desenvolvimento marcante em relação ao volume anterior. Por outro lado, as restantes personagens secundárias acabam por ter pouco destaque, tornando-se demasiado vazias e dispensáveis.
Não sendo esta uma estória propriamente arrebatadora, Alyson Noël continua a apelar aos leitores pela simplicidade da sua escrita e pela linha de romance sentimentalista, com alguns exageros lamechas, dentro do estilo que caracteriza o género young-adult. O desfecho final é intenso, apesar de algo apressado, deixando bastantes pontas soltas, o suficiente para me manter interessada no próximo volume.

6 comentários:

  1. OLÁ, agora fiquei preocupada, pois já tenho todos os livros dessa saga, e não li nenhum ainda, mas mediante sua opinião a saga começa muito boa, mas já no segundo volume cai de qualidade? Posso entender assim? Bom um dia saberei, e venho te contar o q achei, certo?

    Gostaria de lhe falar do meu blog, q está no inicinho, mas está ficando bacana, gostaria q vc o visitasse, e caso goste de alguma q ler ou ouvir, seja minha seguidora, e faça comentários, o espaço lá não é só meu! :D Vou deixar o link aqui:.http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/ Tomara q goste!

    ResponderEliminar
  2. Sim, gostei bastante do primeiro, este já não me motivou tanto... Não é que perca muita qualidade porque a essência da estória ainda está lá, simplesmente não me interessei tanto pelo enredo deste.
    Já sigo o teu blogue ;)

    ResponderEliminar
  3. Estas misturas entre YA e fantasia simplesmente não resultam e acabam sempre num vomitado de ideias que separadas davam boas histórias mas que todas juntas fazem uma poça nauseabunda que me começa a enervar. Mais um que vou passar.

    Abraços e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até gosto de YA e fantasia mas depende muito de como o autor leva a estória... Mas não se pode esperar que saia uma obra-prima como é óbvio, são leituras mais leves que entretêm. Mas não me parece que seja de todo o teu estilo :)

      Eliminar
  4. Esta série para mim acabou no 1º volume que odiei e que foi um martírio para acabar... Não me convenceu de todo :(
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou a ver que vou ficar pelo 3º, parece-me que já deu tudo o que tinha a dar...

      Eliminar