RECENTES

segunda-feira, 11 de março de 2013

"O Mistério dos Sete Relógios" de Agatha Christie [Opinião Literária]

Título: O Mistério dos Sete Relógios
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº22) / Inspetor-chefe Battle (nº2)


Sinopse:
Gerry Wade é por todos conhecido como um inveterado dorminhoco. Aquando de uma festa organizada em Chimneys, o seu grupo de amigos decide pregar-lhe uma partida memorável. Na cidade vizinha compram oito relógios despertadores, com os quais estão decididos a sobressaltá-lo durante o sono. A noite passa mas as suas expectativas saem goradas quando o atroador toque dos relógios não exerce qualquer efeito sobre Gerry. Tinham razão ao esperar um efeito surpreendente, mas não podiam imaginar que fosse tão trágico. Poderá o relógio desaparecido explicar tão fatal mistério?


Opinião:
Esta é uma obra de Agatha Christie com diferentes facetas: enigmas perturbadores, aventura constante, um toque de romance e uma pitada de humor. Entre assassinatos misteriosos e uma perigosa sociedade secreta, a autora cria uma rede intrincada de mistério e suspense. 

Reminiscente do livro anterior, O Segredo de Chimneys, este também se passa na casa de Chimneys, contando com a participação de algumas das personagens dessa obra. Lord Caterham e Lady Eileen Brent (Bundle para os amigos), personagens já conhecidas de qualquer leitor assíduo de Christie, fazem a sua aparência. O investigador principal é o Superintendente Battle, da Scotland Yard, personagem também frequente nas estórias de Christie. A este conjunto de personagens junta-se um grupo de amigos cujo gosto por brincadeiras acaba de uma forma trágica. 

A narrativa desenvolve-se de uma forma dinâmica, com reviravoltas constantes e um desenlace final surpreendente. Com um enredo bem constituído e intrigante, este livro cumpre a sua função como um bom romance policial e uma leitura extremamente agradável.  


0 comentários: