RECENTES

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"Sobre o amor e a morte" de Patrick Süskind [Opinião Literária]


Título: Sobre o amor e a morte
Autor: Patrick Süskind
Editora: Editorial Presença

Sinopse:
Se é verdade que o amor e a morte - Eros e Tanatos - são as duas forças primordiais da existência humana que mais nos fascinam, por maioria de razão nos fascina a sua profunda e misteriosa ligação. Sentimo-la como intrinsecamente verdadeira, intima e no entanto, causa-nos profunda estranheza, transcende-nos. Tanto mais quando sabemos que o convite para esta assombrosa aliança parte de Eros - o enlouquecedor, o excitante, a pretensa fonte do impulso criador - sempre que a sua embriaguez faz despertar o desejo erótico da morte… Neste breve ensaio, Patrick Suskind partilha connosco uma interessantissíma reflexão sobre estes dois princípios fundamentais da nossa existância. Num rasgo de audácia e humor, estabelece ligações inusitadas - entre Jesus e Orpheu, por exemplo as duas personagens que desafiam a morte em nome do amor - e ilustra a sua meditação com referências aos universos da mitologia, da literatura, da ópera e da vida real, e a autores profundamente envolvidos nesta temática, como é o caso de Wagner, de Oscar Wilde ou de Goethe.
Opinião:
Esta obra consiste numa brilhante reflexão acerca da condição humana à luz da relação entre os seus princípios vitais: Eros e Tanatos; o amor e a morte. Num pequeno ensaio, que se lê num ápice, o autor faz uma crítica acutilante, mas sempre com um humor elegante e subtil, ao invariável impulso do amor.
Süskind sustenta a sua meditação em inúmeros exemplos: alguns do quotidiano, outros da mitologia grega, a maior parte do universo literário e cultural. No final, chega a uma conclusão inusitada: Orfeu terá desafiado a morte em nome do amor de forma mais intensa do que Jesus. Esta comparação ousada assenta num elogio à humanidade: Orfeu supera a grandiosidade (divina) de Jesus ao assemelhar-se ao ser humano na sua demanda pelo amor.
Todas estas ligações culminam numa reflexão inevitável para o leitor: será que o amor suplanta verdadeiramente tudo? Até mesmo a irreversibilidade da morte?

3 comentários:

  1. Olá,

    Parece ser um livro bem interessante.

    Deste escritor, tenho aind apor ler um livro, não me recordo o nome, mas li o Perfume e foi sem duvida um livro excelente.

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro diferente, pequenino mas que faz pensar...
      Engraçado é que nunca li o "Perfume" mas todos me dizem que é muito bom!

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
  2. Olá,

    Sem duvida um livro que deves ler, vai por mim ;)

    ResponderEliminar