RECENTES

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"Os Quatro Grandes" de Agatha Christie [Opinião Literária]

 
Título: Os Quatro Grandes
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº19) / Hercule Poirot (nº5)

Sinopse:
Um desconhecido faz uma visita inesperada a Poirot. A mensagem que então lhe transmite é assustadora e dá conta de uma mortífera rede internacional de crime organizado. Ludibriado por uma falsa missão, o detective é afastado do teatro de operações num momento decisivo. Sem se deixar desencorajar, e decidido a levar a investigação até às últimas consequências, dá por si mergulhado no mundo da intriga internacional, arriscando a própria vida para descobrir a verdade sobre Os Quatro Grandes. Surpreendentemente, vai ser Achille Poirot, o extravagante irmão gémeo do detective, a desempenhar um papel fundamental na solução do caso.

Opinião:
Ao contrário do que se espera numa estória protagonizada por Hercule Poirot, este mistério consiste mais propriamente num caso de espionagem do que num pequeno homicídio. Estendido a uma rede internacional, este caso levará o leitor a acompanhar Poirot por todo o mundo num dos casos mais complicados da sua vida!
Também neste livro é proporcionado um vislumbre mais íntimo da amizade entre Poirot e Hastings, uma relação que considero fenomenal e essencial para a resolução de muitos dos casos. Sim, sei que Poirot é o génio por detrás da solução final mas é a companhia de Hastings, na minha opinião, que muitas vezes o auxilia a ter um pensamento mais claro e conciso.
Se alguém tem dúvidas acerca das capacidades de Hercule Poirot, então aconselho vivamente a leitura deste livro. Somente uma mente tão brilhante conseguiria fazer frente a uma organização mundial dedicada ao crime e a espalhar o terror. O desenlace final é repleto de ação – mais do que é costume nos policiais da autora – e prende o leitor até às últimas páginas!

4 comentários:

  1. Já li este à muito tempo atrás mas lembro-me que gostei. Sem dúvida, que acaba por ser um pouco diferente dos outros livros de Poirot:)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem uma componente de espionagem e ação muito diferente do costume para o Poirot ^^ Mas é na mesma uma leitura muito boa para os fãs dele!

      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Fiquei curiosa acerca deste livro. Vou tentar lê-lo :)
    Beijinho

    ResponderEliminar