RECENTES

domingo, 17 de fevereiro de 2013

"O Hipnotista" de Lars Kepler [Opinião Literária]

Título: O Hipnotista

Autor: Lars Kepler

Editora: Porto Editora

Coleção: Série Joona Linna (nº1)

Sinopse:

Erik Maria Bark é o mais famoso hipnotista da Suécia. Acusado de falta de ética, e com o casamento à beira do colapso, jurou publicamente nunca mais praticar a hipnose nos seus pacientes e há dez anos que se mantém fiel à sua promessa. Até agora. Estocolmo. Uma família é brutalmente assassinada e a única testemunha está internada no hospital em estado de choque; Josef Ek, de apenas 15 anos, presenciou o massacre dos seus pais e irmã mais nova, sendo ele próprio encontrado numa poça de sangue, vivo por milagre. Nessa mesma noite, Erik Maria Bark recebe um telefonema do comissário Joona Linna solicitando os seus serviços - urge descobrir a identidade do assassino e para tal Josef deverá ser hipnotizado. Erik aceita a missão com relutância, longe de imaginar que o que vai encontrar pela frente é um pesadelo capaz de ultrapassar os seus piores receios. Dias mais tarde, o seu filho de 15 anos, Benjamin, é sequestrado da própria casa. Haverá uma ligação entre estes dois casos? Para salvar a vida de Benjamin, o hipnotista deverá enfrentar os fantasmas do seu passado e mergulhar nas mentes mais sombrias e perversas que jamais poderia imaginar; o que tinha por difuso revela-se abominável, o que tinha por suspeito surge como demoníaco. Para Erik, a contagem regressiva já começou...

Opinião:

Este é um thriller puro, capaz de fazer o leitor virar página atrás de página sem qualquer remorso. Logo pelo primeiro capítulo é fácil discernir que estamos perante um mistério intrigante e envolvente. O autor, ou melhor, os autores - Lars Kepler é o pseudónimo de uma dupla de escritores – conseguem criar um suspense imediato e que se prolonga ao longo da obra.

De igual modo, possui um tema principal bastante interessante: a hipnose. A discussão da sua validade é controversa e por isso esta obra prima pela sua perspetiva direta do que um hipnotista realmente faz.

As personagens adquirem um bom desenvolvimento e a narrativa é fluída e de fácil leitura. Em suma, é um livro viciante e que se lê rapidamente. Contudo, aviso que este não é um policial puro, mas sim um thriller psicológico – e de muito boa qualidade.  


11 comentários:

  1. Gosto bastante deste tipo de livros e fiquei com imensa curiosidade de ler este:) Gostei da review

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom livro, aconselho ;)
      Obrigada, ainda bem que gostaste da review ^^

      Eliminar
  2. Fiquei curiosa em relação a este livro, principalmente por tratar de hipnose. Um tema controverso, que daquilo que tenho lido e de algumas aulas na faculdade tem um potencial ainda desconhecido... Hoje arrependo-me um pouco de não ter experimentado, visto que em algumas aulas alguns colegas ofereceram-se para o fazer e gostaram da experiência!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente deve ser uma experiência interessante, adorava experimentar!
      Gostei da abordagem que este livro faz, com o aspeto profissional do hipnotismo com a sua utilidade mas também com as suas falhas, e não propriamente como se fosse magia ou algo do género...

      Eliminar
    2. Ainda bem que o livro foca esse lado da hipnose! Eu fui aprendendo a olhar para a hipnose com outros olhos. As aulas, conferências e leituras que eu fazia fizeram-me ver a potencialidade desta técnica. No fundo, a sua base é o efeito placebo. Com hipnose é possível ajudar pessoas que sofrem de insónias, ajudar a diminuir os sintomas causados pela quimioterapia e chega-se mesmo a pensar que pode substituir uma anestesia... Se assim for será fantástico para pessoas que possam ter algum tipo de reacção alérgica a medicamentos ou mesmo alergias! Quero mesmo ler este livro :)

      Eliminar
    3. Não fazia ideia que a hipnose tinha essas utilidades todas (principalmente na área da quimioterapia e anestesia)! Este livro não foca assim aspetos tão abrangentes (seria bastante interessante se o fizesse), foca mais a parte da utilização da hipnose para recuperar memórias e ultrapassar traumas. Mas mesmo assim é interessante :)
      A hipnose realmente parece uma área fascinante!

      Eliminar
    4. Sim... Mas ainda melhor que aborda mais essa questão, o que me deixa mais curiosa. Em relação à recuperação de memórias e à regressão as coisas ainda não estão muito claras. É uma área da hipnose um pouco sensível. A nossa memória tem um funcionamento muito especial. Ela tem um recurso especial quando não tem uma construção total do acontecimento, ou seja, ela preenche, automaticamente, lacunas que possam existir na memorização de determinado acontecimento. Este pequeno pormenor lança a discussão: Será que quando acedemos, através da regressão, a acontecimentos passados é um produto exacto do que aconteceu ou é algo por nós fantasiado e re-construído? Esta questão é muito levantada quando se aborda a possibilidade de submeter a hipnose crianças vítimas de abuso sexual (ou outro acontecimento traumatizante), isto porque, de forma a atenuar o sofrimento, a memória pode bloquear ou introduzir outros detalhes. Lá está é algo que ainda está em investigação. Convido-te a ver isto http://www.youtube.com/watch?v=dFBuy78rXkE. Espero que não fiques muito impressionada, apenas te quero alertar que esta é apenas uma forma de hipnose, a que eu conheci não é tão "violenta".

      Eliminar
    5. Desculpa se fui aborrecida, mas facilmente me deixo levar quando os temas são do meu interesse. Tenho uma enorme sede de aprendizagem e a discussão fomenta-me mais o espírito.

      Eliminar
    6. Já vi o vídeo e é bastante peculiar e confesso que me assustou um bocadinho, no início... Mas é muito interessante e curioso!
      E se não me engano, do que me lembro deste livro, também levanta um pouco da questão: será que a recuperação de memórias pela hipnose é fiável ou será que estas memórias não são deturpadas ou fantasiadas? Penso que o livro aborda um pouco disto...

      Eliminar
    7. Oh não tens nada que pedir desculpa, a conversa está a ser super interessante!
      Eu é que agradeço por me explicares estas coisas, é um tema muito interessante e do qual infelizmente não sei muito...

      Eliminar