RECENTES

sábado, 16 de fevereiro de 2013

"Segue o Coração - Não Olhes Para Trás" de Lesley Pearse [Opinião Literária]


Título: Segue o Coração – Não Olhes Para Trás
Autora: Lesley Pearse
Editora: Edições Asa

Sinopse:
Aquele podia ter sido um dia como tantos outros na vida de Matilda, uma pobre vendedora de flores. Mas aquele é o dia em que Matilda salva a vida de uma criança e recebe a mais preciosa das dádivas: a oportunidade de fugir da miséria e construir uma nova vida. Em breve trocará os bairros degradados de Londres pelos recantos misteriosos de Nova Iorque, as planícies do Oeste Selvagem e a febre do ouro em São Francisco. Munida apenas da sua coragem, beleza e inteligência, a jovem está apostada em ditar o seu destino, nem que para tal tenha de lutar contra tudo e todos.
A sua rebeldia condena-a à solidão. Mas um dia também ela viverá as emoções de um verdadeiro amor. Um amor que terá de suportar a separação, a guerra e os tormentos do nascimento de uma nova nação. Será no Novo Mundo que Matilda vai aprender o que a sua infância não lhe ensinou: que todos nascem iguais, que a coragem e a generosidade são o que de mais nobre pulsa no coração humano, e que, por mais doloroso que seja, a vida tem de continuar e nunca se deve olhar para trás…

Opinião:
Mais do que um mero romance histórico, esta é uma estória dramática meticulosamente delineada, repleta de personagens memoráveis e emoção constante. As descrições da época são fascinantes, com cenários como Londres ou Nova Iorque na época descritos com minúcia. Estes locais são palpáveis, quase que sentimos o cheiro nauseabundo dos bairros degradados, observamos a pobreza e a miséria no seu auge…
A personagem de Matilda é absolutamente cativante. Uma jovem determinada tornar-se-á numa mulher conquistadora, capaz de ultrapassar os maiores obstáculos. Crescida no meio da pobreza mais deplorável de Londres, Matilda conseguirá tornar-se numa mulher rica, através da sua força, determinação e inteligência. Seguindo o conselho do seu pai, Matilda nunca olha para trás, e assim consegue enfrentar as inúmeras adversidades que a vida lhe traz, mantendo sempre os seus valores, a sua humildade e as suas convicções férreas.  
Lesley Pearse não poupa o leitor às emoções fortes e às reviravoltas trágicas. Por diversas vezes me senti profundamente angustiada ao assistir às cruéis voltas do destino, que impediam Matilda de ser feliz mesmo quando tudo parecia estar bem encaminhado.
Apesar de ser um livro extenso, uma narrativa por vezes algo pesada, é uma estória dramática comovente e emocionante, completamente impossível de pôr de lado!

9 comentários:

  1. Também adorei o livro, nenhum livro da autora nos deixa indiferente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! Também já li o "Procuro-te" e gostei bastante :)

      Eliminar
  2. Olá,

    Já me recomendaram a leitura desta escritora e até tenho quem me empreste livros dela e logo num genero que gosto tanto, como o Romance Histórico, algo que, verdade seja dita, as capas enganam, pois mais parece livros de romance, até vem dentro de um saquinho todo cativa.

    Seja como for se tiver oportunidade vou ler este livro, já tenho um na estante ;)

    Bjs e boas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, de facto as capas enganam, não são meros romances, são romances históricos muito bem conseguidos (com um toque de romance acentuado claro) :)

      Acho bem que aproveites essa oportunidade então :P

      Beijinhos e boas leituras*

      Eliminar
  3. Este livro é fantástico!!! Já li mais dois para além deste e estou desejosa de ler os que saíram mais recentemente... É uma escritora fantástica que cativa os leitores logo nas primeiras páginas.

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Não, foi emprestado :/ (Tens uma pontaria, só me perguntas pelos emprestados xD)

      Eliminar
    2. É, eu sou assim, espectacular. Que posso eu fazer? xD

      Eliminar