RECENTES

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

"A Cidade dos Ossos" de Cassandra Clare [Opinião Literária]


Título: A Cidade dos Ossos
Autora: Cassandra Clare
Editora: Planeta
Coleção: Caçadores de Sombras (nº1)

Sinopse:
No Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens.
Desde essa noite, o seu destino une-se ao dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo mas com tendência a agir como um idiota...

Opinião:
Já há muito que ansiava pela leitura desta coleção e, com a chegada do filme este ano, não pude adiar mais! E ainda bem que assim foi, pois fiquei agradavelmente surpreendida!
Antes de mais, convém explicar um pouco mais acerca da estória criada por Cassandra Clare, uma vez que, na minha opinião, a sinopse deixa um pouco a desejar. Resumidamente, Clary, que até ao início do livro vive uma existência regular e nada fora do normal, encontra-se, devido ao desaparecimento da sua mãe, subitamente envolvida num mundo sobrenatural de que nada sabe. Este é o mundo dos Caçadores de Sombras, guerreiros descendentes de anjos, treinados para combater demónios e proteger o mundo de seres sobrenaturais como vampiros, lobisomens, feiticeiros, fadas, entre outros habitualmente encontrados no universo da fantasia. Na sua demanda para salvar a sua mãe, Clary terá que aprender a lidar com esta nova maneira de ver o mundo e com segredos de um passado que nunca soube que existia. Este foi o aspeto que mais apreciei na obra: toda esta mitologia complexa e que, apesar de cliché, tem o seu próprio encanto.
Com um enredo bastante envolvente, esta obra é repleta de ação, drama e humor. Apreciei especialmente os diálogos irónicos entre as personagens, principalmente as expressões sarcásticas de Jace. Sendo uma das personagens principais, é fácil para o leitor criar empatia com Jace, com todas as suas vulnerabilidades escondidas por baixo de uma carapaça de solidão auto-imposta.
Por outro lado, Clary deixou-me ressentida com algumas atitudes mais egoístas e pouco sensíveis, principalmente em relação a Simon, o seu melhor amigo e de quem ela tende a esquecer-se demasiado facilmente…
Como é frequente no género young-adult, surge o inevitável triângulo amoroso, ou melhor, um emaranhado de possíveis ligações amorosas entre algumas das personagens. Felizmente, este não é o foco principal da trama e a ação constante compensa.
O final desta obra foi para mim como um murro no estômago e deixou-me angustiada com a dúvida imposta relativamente ao destino da relação entre Jace e Clary. Recomendo um espírito bastante aberto e quem leu este livro perceberá certamente porquê…
Sim, este é um livro destinado a um público jovem. No entanto, penso que a narrativa é suficientemente madura para apelar a um leitor mais velho que aprecie o género. Mais do que uma estória de romance com personagens cativantes, este é um mundo de fantasia bem delineado e com grande potencial para os próximos volumes.  

10 comentários:

  1. As nossas opiniões não divergiram muito :) foi tal e qual o que senti *.* eheheh

    P.S. querida, gostei do novo look, excepto do fundo, não dá para ver as letras das barras, fica confuso... :( - isto é só uma opinião de leitora, não me leves a mal!

    Beijinho**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe fui agora cuscar a tua opinião e já vi que partilhamos os mesmos sentimentos :P E os próximos volumes já leste? Gostaste?

      Quanto ao novo look agradeço imenso o teu comentário! O fundo também me está a irritar um pouco, exatamente por não se ver bem as letras, estou a tentar arranjar outra alternativa, mas ainda vai demorar algum tempo a mudar... E claro que não te levo a mal, até agradeço!

      Beijinhos e boas leituras!

      Eliminar
    2. I told u so :) eheh

      Não, ainda não li os outros :(
      Vou ter de pedir emprestados porque isto de comprar é uma miragem :( O primeiro comprei em versão bolso, era bastante mais barata... apesar de gostar dos livros em versão normal. As capas são lindas.

      Vou pedir emprestado à Ni do Tertúlias à Lareira :D ela é uma querida!

      Boas leituras tb para ti *.*

      Eliminar
    3. Pois, isto não está fácil para quem gosta de comprar livrinhos ^^ E as capas são lindas, é verdade...
      Eu também tive que pedir emprestado a uma prima, senão nunca mais ia lê-los --' E mal posso esperar por ler os próximos, aquela revelação final Jace/Clary deixou-me KO!

      Eliminar
    4. Ui, vais ficar pelo tapete nos próximos! Ainda vão haver muitas reviravoltas... *.* não sei pormenores, mas tb não quero spoilar nada :)) eheheh

      Eliminar
    5. Oh god, o meu pobre coração não aguenta! x'D

      Eliminar
  2. Gostei imenso deste livro, e achei o mundo muito bem construído. Gosto muito deste tipo de ambiente. Quanto à trama da saga, sim, definitivamente tem muitas reviravoltas pelo meio. Só mesmo lendo xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mal posso esperar para ler os próximos livros! É que este final deixou-me KO xD

      Eliminar
  3. Olá, gostei imenso do teu blog, estou a seguir.
    Já há muito tempo que ando para ler esta coleção, mas cada vez que vou à livraria com intenção de comprar o primeiro nunca tem, só os outros, e então acabo por ler outros livros. Mas deste ano não passa xD
    Visita também o meu blog :)
    http://esmiucar-pag-a-pag.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh obrigada *.* Bem-vinda ao meu cantinho :)

      Se gostas do género, então esta coleção é uma boa aposta ^^ Tens que contornar esse azar e procurar o primeiro, vais ver que hás-de encontrá-lo! x'D
      Já sigo o teu blogue ;)

      Beijinhos e boas leituras! :)

      Eliminar