RECENTES

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

"Tudo por Amor" de Jodi Picoult [Opinião Literária]


Título: Tudo por Amor
Autora: Jodi Picoult
Editora: Civilização Editora

Sinopse:
Nina Frost é delegada adjunta do Ministério Público, acusa pedófilos e todo o tipo de criminosos que destroem famílias. Nina ajuda os seus clientes a ultrapassar o pesadelo, garantindo que um sistema criminal com várias falhas mantenha os criminosos atrás das grades. Ela sabe que a melhor maneira de avançar através deste campo de batalha vezes sem conta, é ter compaixão, lutar afincadamente pela justiça e manter a distância emocional.
Mas quando Nina e o marido descobrem que o seu filho de 5 anos foi vítima de abuso sexual, essa distância é impossível de manter e sente-se impotente perante um sistema legal ineficiente que conhece demasiado bem. De um dia para o outro o seu mundo desmorona-se e a linha que separa a vida pessoal da vida profissional desaparece. As respostas que Nina julgava ter já não são fáceis de encontrar. Tomada pela raiva e pela sede de vingança, lança-se num plano para fazer justiça pelas próprias mãos e que a pode levar a perder tudo aquilo por que sempre lutou.

Opinião:
Se há algo que as obras de Jodi Picoult têm em comum é sem dúvida a abordagem de temáticas fortes e emocionais, levantando dilemas morais e questões éticas sempre atuais. Como é óbvio, este livro não é exceção. A autora aborda os abusos sexuais a menores, tema claramente polémico e extremamente sensível.
Mais ainda, este livro enaltece o amor de uma mãe por um filho. Ao longo da estória questionamo-nos até onde poderá uma mãe ir para salvar o seu filho. Ou, neste caso, para obter justiça perante a experiência atroz que o seu filho vivenciou. Mas será esta luta pela justiça completamente isenta de danos colaterais? Rapidamente compreendemos que nada é o que parece à primeira vista e que é importante não deixarmos que a emoção nos tolde a razão e nos leve a cometer atos irremediáveis.  
A própria representação de uma criança vítima de abusos sexuais está muito bem conseguida, assim como todo o seu processo de recuperação. De igual modo, o leitor tem acesso a inúmeras perspetivas desta estória – a visão da vítima, da mãe, do pai, da promotora de justiça, da psiquiatra, do advogado de defesa –, o que enriquece a leitura.
Este é um livro repleto de emoções fortes, envolvente até à última página, que dificilmente deixará o leitor indiferente.

0 comentários: