RECENTES

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

"A Arte de Matar" de Jonathan Santlofer [Opinião Literária]


Título: A Arte de Matar
Autor: Jonathan Santlofer
Editora: Editorial Presença
Coleção: Minutos Contados (nº21) / Série Kate McKinnon (nº3)

Sinopse:
Há muito que Kate McKinnon trocou o seu trabalho como detective da Polícia de Nova Iorque pela sua paixão pela história da arte. Mas quando uma pintura que doara ao Museu Modernista aparece vandalizada e outros crimes relacionados, incluindo homicídio, se sucedem, Kate sabe que pode combinar a sua experiência e os seus conhecimentos de ambos os mundos para ajudar a descobrir quem é o responsável. As únicas pistas de que dispõe são os pequenos quadros a preto e branco contendo indícios sobre o próximo ataque que o assassino vai deixando atrás de si. Agora Kate terá de evocar todas as suas forças, toda a sua intuição e toda a sua argúcia para o deter antes que ela própria se transforme num alvo.

Opinião:
Este é um policial diferente, original, uma lufada de ar fresco. O autor combina o crime com a arte, a resolução de um mistério com a análise de grandes artistas. Santlofer dá grande destaque aos artistas da Escola de Nova Iorque, como Jackson Pollock, Franz Kline, Gorky, Philip Zander. Mesmo para quem não entende muito do mundo da arte, este livro é muito interessante e educativo.
O mistério que Kate tem que desvendar é intrincado e empolgante e o facto de o assassino enviar telas com pistas sobre as suas próximas vítimas deixa o leitor completamente ansioso por perceber qual o segredo por trás destes quadros.
Outro aspeto interessante e original neste livro são as ilustrações que o autor, um artista plástico, vai colocando ao longo das suas páginas, tornando a leitura desta estória muito mais dinâmica.
No fundo, considero esta uma leitura muito acessível e prazerosa, é um excelente policial para os amantes de um bom mistério e também de arte.

0 comentários: