RECENTES

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

"Trevas Maravilhosas" de Kami Garcia & Margaret Stohl [Opinião Literária]


Título: Trevas Maravilhosas
Autores: Kami Garcia & Margaret Stohl
Editora: Gailivro
Coleção: Caster Chronicles (nº2)

Sinopse:
Ethan Wate costumava pensar em Gatlin, a vila sulista a que sempre chamara casa, como um sítio onde nunca nada mudava. Foi então que conheceu Lena Duchannes, uma misteriosa recém-chegada que lhe revelou um mundo secreto, que sempre estivera oculto à vista de todos. Uma Gatlin que albergava segredos ancestrais por detrás dos seus carvalhos cobertos de musgo e dos passeios gretados. Uma Gatlin onde, há gerações, uma maldição tinha marcado a família de Lena, repleta de poderosos poderes sobrenaturais. Uma Gatlin onde acontecem situações impossíveis, mágicas e capazes de mudar o rumo de uma vida. E, por vezes, capazes de lhe pôr termo.
Juntos conseguem fazer face a tudo o que Gatlin lhes apresenta mas, depois de sofrer uma perda trágica, Lena começa a retrair-se, guardando segredos que põem a relação dos dois à prova. E, agora que os olhos de Ethan foram abertos para o lado mais obscuro de Gatlin, não há volta a dar. Assombrado por estranhas visões que só ele tem, Ethan é ainda mais atraído para a história rocambolesca da sua vila e vê-se preso na perigosa rede de passagens subterrâneas que atravessam o Sul de um modo interminável, e onde nada é o que parece

Opinião:
Após a leitura do primeiro volume desta saga, as minhas expectativas eram bastante altas. Esperava uma continuação estimulante e este livro não me desiludiu!
A relação entre Ethan e Lena tomam um rumo mais pesado e tumultuoso, enquanto Lena se afoga na culpa que sente pela tragédia no final do livro anterior. A sua proximidade cada vez mais notória às Trevas inicia a demanda de Ethan para salvar a sua amada. No entanto, o aparecimento de Olivia, uma rapariga mortal que despertará sentimentos em Ethan, fazendo-o questionar se o seu destino será ao lado de uma Encantadora com todos os perigos que acarreta, ou nos braços de um amor sereno com uma jovem normal. Para instigar ainda mais esta dúvida surge o misterioso John Breed, que atrai Lena para o lado negro da magia, levando à sua separação de Ethan. Mas é este afastamento entre ambos que torna esta relação sincera e realista.
Surpreendentemente, o ponto forte que destaco nesta obra é a inclusão de personagens secundárias fascinantes e bem desenvolvidas, que tendem a competir com Ethan e Lena pelo afeto do leitor. Link, as Manas, Marian, Amma… Todos têm o seu papel nesta estória e as suas idiossincrasias dão outro fôlego à trama. Contudo, é Ridley, a prima de Lena e Encantadora das Trevas, que me cativou. É uma personagem que, apesar de todas as Trevas que alberga, tem sempre uma réstia de luz que nos leva a questionar as suas verdadeiras motivações. Será que mesmo alguém que se dedicou ao mal pode ser capaz de se redimir, de amar?
A mitologia dos Encantadores é ainda mais explorada neste volume, por vezes de forma um pouco extensiva. Algumas componentes foram introduzidas de forma brusca e por vezes fiquei um pouco confusa acerca de como tudo se encaixava. Talvez toda a informação poderia ter sido doseada de maneira a facilitar a leitura.
O final, repleto de ação e tragédia, deixou muitas interrogações no ar e mal posso esperar por ter nas mãos o próximo volume!
Com alguns desenvolvimentos previsíveis e outros mais surpreendentes, esta é uma obra de leitura fácil, agradável e viciante. Para quem aprecia um romance juvenil com uma componente de fantasia bem estruturada, recomendo esta saga!

0 comentários: