RECENTES

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"O Décimo Círculo" de Jodi Picoult [Opinião Literária]


Título: O Décimo Círculo
Autora: Jodi Picoult
Editora: Civilização Editora

Sinopse:
Daniel Stone era o único rapaz branco da vila esquimó do Alasca onde a mãe dava aulas. Por ser diferente, todos troçavam dele sem misericórdia e ele retribuiu tornando-se o pior dos adolescentes, roubando, bebendo e assaltando, até um dia deixar a vila. Quinze anos depois, Daniel é uma pessoa totalmente diferente: um pai calmo e atencioso, autor de banda desenhada, casado com uma professora que dá aulas sobre Dante e o seu Inferno. Trixie, a filha de ambos, é tudo para Daniel. Mas toda esta calma é perturbada no dia em que Trixie é violada numa festa e Daniel começa a debater-se novamente com uma impotência e uma raiva que podem destruí-lo a si e à sua família.
O Décimo Círculo questiona até onde somos capazes de ir por alguém que amamos e quantas vezes somos capazes de nos reinventar até os nossos erros desaparecerem para sempre ou voltarem para nos assombrar quando menos esperamos. Mas este livro mostra que existe mais do que uma maneira de contar uma história. No livro encontramos também a banda desenhada de Daniel Stone que conta a história de uma rapariga que é raptada pelo diabo e levada para o inferno de Dante, e do pai que literalmente desce ao inferno para salvá-la. Este livro viaja desde os corredores de um liceu moderno até uma vila isolada no Alasca, e do inferno até ao coração desfeito de um pai.

Opinião:
No âmago deste livro encontra-se uma estória sobre uma violação. Uma violação a uma adolescente, que rapidamente vira uma pequena localidade de pernas para o ar. E, como em muitas pequenas comunidades, as pessoas nem sempre tomam o partido da vítima. Trixie, a vítima, passa a ser ridicularizada na escola e desacreditada pelos seus vizinhos e amigos. Assim, a autora aborda os problemas da juventude, a integração na escola e a sexualidade na adolescência, tudo isto através de um acontecimento nefasto.
Esta tragédia abala os alicerces de uma família que já se encontrava bastante fragilizada. Daniel, pai de Trixie, refugia-se na sua atividade como artista de banda desenhada, enquanto que Laura, mãe de Trixie, professora universitária especialista na Divina Comédia de Dante, abriga-se nesta sua paixão pelo Inferno de Dante. Através de uma estória de banda desenhada acerca de um homem que atravessa o Inferno de Dante para salvar a filha, a autora retrata a passagem pelo inferno do próprio Daniel na sua busca desesperada pela defesa da sua filha. Esta analogia é bastante interessante e os desenhos incorporados no texto tornou a leitura do livro muito mais dinâmica.
No fundo, a autora aborda inúmeras temáticas para além da violação: os segredos do passado, o amor de um pai, a traição, a recuperação de um trauma, a busca pela justiça. Alguns temas foram melhor explorados que outros mas desta leitura fica a sensação de que nada suplanta o amor de um pai por um filho.

0 comentários: