RECENTES

sábado, 26 de janeiro de 2013

"O Natal de Poirot" de Agatha Christie [Opinião Literária]


Título: O Natal de Poirot
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº12) / Hercule Poirot (nº19)

Sinopse:
É véspera de Natal. A reunião da família Lee é destruída por um ensurdecedor barulho de mobília a partir-se, seguido por um grito de agonia. No andar de cima, o tirânico Simeon Lee encontra-se morto num lago de sangue com a garganta cortada.
No entanto, quando Hercule Poirot, que se encontra na zona para passar o Natal com um amigo, oferece a sua ajuda, encontra uma atmosfera não de luto mas de suspeita mútua. Parece que toda a gente tinha as suas razões para odiar o velho….

Opinião:
Não considero esta uma leitura propriamente natalícia, a não ser que apreciem Natais disfuncionais e em que uma família se odeia mutuamente! Mas é um mistério surpreendente, que parece impossível de resolver: quem matou Simeon Lee? Como é que o assassino atravessou uma porta trancada?
Mais um mistério que Hercule Poirot resolve com facilidade, destruindo quaisquer hipóteses que eu havia formulado. Com um final surpreendente, o único ponto negativo desta estória é a falta do capitão Hastings, que é uma personagem que aprendi a adorar e um excelente sidekick para Poirot.
Agatha Christie não desilude, com mais uma obra de leitura rápida, bem estruturada e profundamente viciante!

4 comentários:

  1. Considerei este o mais fraquinho dos que li. BTW, foi o meu primeiro livro do Poirot ^.^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li outros da Christie que achei mais fraquinhos mas este também não é dos melhores... E há tantos muito melhores com o Poirot *.*

      Eliminar
  2. Que saudades de ler um livrinho da A. Christie… :)

    ResponderEliminar