RECENTES

sábado, 22 de dezembro de 2012

"Encontro com a Morte" de Agatha Christie [Opinião Literária]


Título: Encontro com a Morte
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº7) / Hercule Poirot (nº18)

Sinopse:
Por entre as ruínas antigas de Petra, na Jordânia, jaz morto o corpo de Mrs. Boynton. Uma pequena marca no pulso é o único vestígio da injecção que a matou.
Com apenas vinte e quatro horas para descobrir o assassino, Hercule Poirot relembra um comentário que ouvira por acaso, ainda em Jerusalém: “Compreendes que ela tem de ser morta, não compreendes?”. Profundamente odiada, principalmente pela sua própria família, Mrs. Boynton era uma mulher cruel e a sua morte é um alívio para todos os que viviam subjugados pelo seu poder.
Os familiares sentem-se finalmente livres e pedem a Poirot para não iniciar a investigação. O detective terá de lutar contra o tempo e a vontade de todos, para resolver o mistério da morte de uma das pessoas mais detestáveis de que alguma vez ouvira falar.

Opinião:
Mais um mistério clássico da Rainha do Crime: Agatha Christie. Desta vez situado nas ruínas de Petra, na Jordânia, um ambiente exótico e bem caracterizado, aparentemente um local pacífico para o famoso detetive Poirot. Contudo, isto não se verifica por muito tempo, pois um homicídio rapidamente o arrasta para uma investigação misteriosa e complexa.
Porém, Poirot vê-se contra a vontade de todos os que conheciam a vítima. Ninguém parece minimamente interessado em descobrir quem matou Mrs. Boynton, pois era uma mulher profundamente detestada. Na verdade, esta é uma das personagens mais odiosas que alguma vez tive o (des)prazer de encontrar num livro. Mrs. Boynton é cruel, insensível, simplesmente abominável! E é por isso que também acabei por concordar com as restantes personagens: a sua morte foi sem dúvida um grande favor à humanidade.
Mas será por isso que o seu assassino deve passar impune? Poirot não concorda e com a sua brilhante inteligência e capacidade de dedução rapidamente descobre quem está por trás deste crime. Como já é habitual, é impossível adivinhar o desfecho desta estória e o leitor é mais uma vez deixado de boca aberta com a resolução final.

7 comentários:

  1. Foi o primeiro livro da Agatha Christie que li :D

    ResponderEliminar
  2. Eu pensei que ela se tinha matado a si própria xD Gostava mais desse rumo :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha xD Realmente, era uma reviravolta interessante O.O

      Eliminar
    2. Era maquiavélico. Todos a pensar que tinha sido um deles e a velha a dançar no túmulo xD

      Eliminar
    3. Ahahahaha morri x'D Que imagem mental que me deste agora xD

      Eliminar