RECENTES

sábado, 22 de dezembro de 2012

Sábados na Poesia: reflexões e desabafos (3)


Pequeno poema 

Quando eu nasci,
ficou tudo como estava,
Nem homens cortaram veias,
nem o Sol escureceu,
nem houve estrelas a mais...

Somente,
esquecida das dores,
a minha Mãe sorriu e agradeceu.

 Quando eu nasci,
não houve nada de novo
senão eu.
 
As nuvens não se espantaram,
não enlouqueceu ninguém…
 
Para que o dia fosse enorme,
bastava,
toda a ternura que olhava
nos olhos de minha Mãe… 

Sebastião da Gama
[Serra-Mãe, 1945]
 

Duas décadas. Duas décadas de vida, marcadas por sonhos, desilusões e conquistas, festejei hoje… Entre a aproximação deste meu aniversário e o suposto fim do mundo (bastante fraquinho na minha opinião, não acharam?), passei bastante tempo imersa em reflexões sobre a vida e as suas muitas voltas. Nos últimos anos experimentei muitos dissabores, mas também muitas vitórias pessoais. No fundo, creio que tive mais dias felizes do que infelizes. O que espero que seja verdade para a maior parte das pessoas. Mas que suspeito que não seja.
Olho à minha volta e vejo pessoas desiludidas com vários aspetos das suas vidas. Algumas estão insatisfeitas com alguns pormenores, outras com a vida em geral. Mas para dizer a verdade, muitas pessoas passam dificuldades que mal posso imaginar. Neste momento atravessamos uma crise económica devastadora e estórias aflitivas são agora uma constante nos media.
Ao mesmo tempo, vejo pessoas no meu dia-a-dia que lutam contra esta corrente, que ainda falam com entusiasmo sobre os seus projetos futuros. E nada me deixa mais contente! Claro que nem todos terão sucesso, pelo menos no início. Mas no final acredito que conseguirão atingir os seus objetivos. Não porque tiveram uma ideia mais original ou porque fizeram um melhor plano ou porque jogaram pelo seguro.
Não.
 O que os ajudará a cumprir os seus sonhos é o entusiasmo, a paixão, a dedicação! Todos temos maus momentos. É a realidade em que vivemos. Mas é o entusiasmo, a paixão e a dedicação que nos ajudam a ultrapassar estes obstáculos, a encarar o futuro com otimismo. Às vezes é preciso sorrir para enxugar as lágrimas que tantas vezes teimam em cair. Sorrimos porque estamos felizes, sim. Mas muitas vezes somos felizes apenas porque sorrimos. E acredito que é a paixão pelo que fazemos que nos traz o sucesso, e não o contrário. E cada vez mais estou convencida que não é uma loucura seguir os nossos sonhos.
Por isso hoje não me desejem um feliz aniversário. Eu já sou feliz.
Feliz porque posso passar este dia com quem mais amo. Feliz porque tenho tudo o que, no fundo, realmente preciso.
Portanto o meu desejo de aniversário é que encontrem o que vos faz acordar todas as manhãs com um sorriso nos lábios. Cada ano passa mais rápido que o anterior, por isso não podemos desperdiçar tempo a pensar em tudo o que pode correr mal. Porque algo de certeza que correrá mal. Mas isto é a vida (hey, ninguém disse que era fácil pois não?).

0 comentários: