RECENTES

domingo, 11 de novembro de 2012

"O Assassinato de Roger Ackroyd" de Agatha Christie [Opinião Literária]


Título: O Assassinato de Roger Ackroyd

Autora: Agatha Christie

Editora: Edições Asa

Coleção: Obras de Agatha Christie (nº1) / Hercule Poirot (nº4)

Sinopse:

Roger Ackroyd sabia de mais. Sabia que a mulher que amava envenenara o primeiro marido, um homem extremamente violento, e suspeitava que ela era vítima de chantagem. Agora, que as trágicas notícias sobre a sua morte apontavam para um suicídio por overdose, eram muitas as perguntas que pareciam não ter resposta. Mas quando pensava estar perante as primeiras pistas sobre o caso, Ackroyd ver-se-ia envolvido num homicídio brutal: o seu! O Dr. Sheppard, médico da aldeia, fala então com o vizinho, um detetive reformado que escolhera o campo para passar tranquilamente os seus últimos anos de vida. A escolha não podia ser mais acertada pois o pacato vizinho era nem mais nem menos que o belga Hercule Poirot...

Opinião:

Esta é uma estória de um homicídio aparentemente insolucionável – uma premissa que um assíduo leitor de Christie conhecerá bem. Mas esta obra é tudo menos banal! A escrita é excecional e o enredo coerente e bem desenvolvido. O detetive Poirot dá vida à estória, com as suas “celulazinhas cinzentas” em ação e a sua perspicácia e atenção aos detalhes.

De igual modo, a estória é contada na primeira pessoa por uma personagem expetadora: o médico da aldeia. Esta perspetiva proporciona ao leitor uma experiência diferente da comum visão principal do detetive.

Mas a cereja em cima do bolo é sem dúvida o desenlace da estória. Para dizer a verdade, ainda continuo em estado de choque com a revelação final…

Para quem aprecia o género policial/suspense, este é um must read!


3 comentários:

  1. Não li a opinião agora porque vou trazê-lo da biblioteca esta semana se estiver disponível, mas assim que o terminar venho cá dar uma vista de olhos ;)

    ResponderEliminar