RECENTES

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

"A Ilha das Três Irmãs" de Nora Roberts [Opinião Literária]

Título: A Ilha das Três Irmãs

Autora: Nora Roberts

Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]

Coleção: Trilogia das Três Irmãs (nº1)

Sinopse:

Quando Nell Channing chega à acolhedora Ilha das Três Irmãs, acredita que finalmente encontrou um refúgio do seu marido violento... e da vida horrível que levara nos últimos anos. Mas mesmo nesse lugar calmo e distante, Nell nunca se sente inteiramente à vontade.

Escondendo cuidadosamente a sua verdadeira identidade, aceita um lugar como cozinheira num café e começa a explorar os seus sentimentos pelo simpático xerife da ilha. Mas há uma parte de si que ela nunca lhe poderá revelar, pois tem de guardar alguns segredos se quer manter o passado longe de si. Uma palavra a mais... e a sua nova vida tão cuidadosamente montada pode despedaçar-se.

E quando Nell começa a questionar-se se alguma vez será capaz de se libertar do seu medo, apercebe-se de que a ilha sofre de uma terrível maldição que só pode ser desfeita pelas descendentes das Três Irmãs: as bruxas que se instalaram na ilha em 1692. Então, com a ajuda de outras duas mulheres talentosas e determinadas – e com os pesadelos do passado a atormentarem-na constantemente – ela tem que encontrar a força para salvar o seu lar, o seu amor e a sua vida.

Opinião:

Este é o início de mais uma trilogia que promete conciliar a fórmula tradicional dos romances de Nora Roberts com uma boa dose de magia.

Mais uma vez, a autora conseguiu fazer-me apaixonar pelos cenários da sua estória, através das descrições de uma ilha mágica, belíssima e fascinante e de uma pequena comunidade em harmonia com a natureza.

Contudo, o aspeto que merece maior destaque é sem dúvida a abordagem à temática da violência doméstica. A protagonista, Nell, é uma mulher que teve de descobrir toda a sua força interior para escapar ao horror a que era submetida pela pessoa que lhe prometeu amor e proteção. As reações de terror e permanente desconfiança desta personagem pareceram-me extremamente realistas face ao contexto e adorei acompanhá-la na sua jornada de redescoberta da paixão e do poder do amor.

No fundo, a estória não acarreta grande mistério, a narrativa é bastante linear e não há grandes revelações finais, mas a autora compensa com a criação de uma componente mágica mais física e palpável do que o habitual. Com a junção de três mulheres tão diferentes – Nell, Ripley e Mia – é criado um poder assente na natureza, com direito a receitas, feitiços e tudo o que poderíamos querer numa estória de bruxas!

Relativamente à componente romântica, Nora Roberts não desilude. É uma autora com quem podemos sempre contar para conceber cenas tocantes, manipular as emoções do leitor e deixar-me com os sentimentos à flor da pele.

Esta é indubitavelmente uma trilogia que não hesitarei em acompanhar!

6 comentários:

  1. Também gostei muito deste livro :) É mais uma boa trilogia da Nora Roberts, todos os 3 livros ;)

    ResponderEliminar
  2. AH! Fiquei tão contente por teres gostado! Espero que também gostes dos próximos. :)
    Beijinho

    ResponderEliminar