RECENTES

terça-feira, 18 de junho de 2013

"Face Negra" de Elizabete Cruz [Opinião Literária]

Título: Face Negra
Autora: Elizabete Cruz
Editora: Euedito

Sinopse:
Esta podia ser a história de uma menina amorosa e inocente marcada pelo passado. Mas não, esta é a história de Daniela, a rapariga que sobreviveu a esse passado e se tornou naquilo que nunca pensaria ser, não olhando a meios para atingir os fins. Para tal conta com a ajuda do seu bizarro melhor amigo, que daria tudo para dormir com ela, e que é bem mais do que aparenta ser. E ainda tem Dyre, o seu primeiro amor e actual namorado, que definitivamente não a conhece.
Ela julgava-se forte, perspicaz e dona do seu destino. Mas o destino provar-lhe-á que estava errada. Alguém com tantos segredos, artimanhas, rancor e maldade dentro de si não poderá ter um final feliz. E o reaparecimento de um fantasma do seu passado levá-la-á a fazer algo extremo e irremediável, fazendo-a perceber que os fins nem sempre justificam os meios.
Conheçam Daniela, a jovem e inocente estudante de Medicina, que encerra em si uma terrível face negra.
“Um dia vais acordar, e não vais ter nada além de arrependimentos.”

Opinião:
Confesso que ao iniciar esta leitura não me encontrava preparada para a jornada que me proporcionaria! Uma montanha-russa repleta de emoções fortes, reviravoltas inesperadas e momentos tão obscuros que levarão o leitor a questionar a verdadeira natureza das personagens.
A protagonista, Daniela, retrata exatamente aquilo que mais aprecio numa personagem feminina: determinação, ambição, uma força imbatível! Porém, o seu egoísmo é inegável. Para sempre marcada pelas cicatrizes do seu passado, Daniela liberta-se da sua inocência da juventude, assumindo uma vida onde o segredo e o engano são imperativos. A evolução desta personagem é notória, bem enquadrada na estória e bastante realista. Como a vida nunca lhe proporcionou oportunidades para seguir os seus sonhos, Daniela cria-as por si mesma, guardando dentro de si todo o rancor perante as injustiças que sofreu. Adoro a antítese entre a faceta mais negra da sua vida, ligada à prostituição e às inevitáveis mentiras, e o seu genuíno amor pelos irmãos, a única família que tem.
No entanto, cedo nos apercebemos que todas as adversidades da sua vida não poderão justificar algumas das suas escolhas. Daniela não é, afinal, uma pobre mártir indefesa. Não, é uma jovem que, habituada a escassas regalias, subitamente se vê deslumbrada pelo que conseguiu conquistar e se recusa a abdicar desta nova posição. Ao longo do livro, o leitor é confrontado com as decisões que Daniela toma, algumas bastante cruéis, egoístas e até perturbadoras. Com uma faceta quase psicopata, Daniela não olha a maios para atingir a vingança de todos aqueles que a prejudicaram. Isto proporcionou-me sentimentos contraditórios: repugnei profundamente as suas atitudes mas, ainda assim, é me impossível odiar a Daniela. Assim se apresenta uma personagem complexa, multifacetada, inesquecível!
Quanto às personagens masculinas, estas não poderiam ser mais distintas. Marco, o seu melhor amigo, é um eterno sedutor, um Don Juan irresistível, cuja reputação esconde um carinho imensurável por Daniela. A dinâmica entre ambos é bastante apelativa, com uma química inegável e muito humor à mistura.
Dyre, por sua vez, carecia algo enquanto interesse romântico. Achei-o demasiado unidimensional, demasiado brando, demasiado perfeito. Grande parte do tempo não percebia as suas motivações, nem sequer me interessei pela sua relação com Daniela. Com tantas personagens fortes, Dyre acaba por ser ofuscado.
O enredo é indubitavelmente estimulante, com uma narrativa repleta de reviravoltas e surpresas. A autora prima por uma escrita acessível, sem grandes floreados, que potencia um ritmo de leitura avassalador. O desenlace final talvez não seja o que a maior parte dos leitores desejará, mas satisfez-me: termina no local onde a estória se inicia, proporcionando um sentimento de conclusão, mas com um final suficientemente em aberto para deixar algo à imaginação do leitor.
No fundo, esta foi uma estória que superou grandemente as minhas expectativas, na qual não poderia deixar de destacar a protagonista, uma personagem que não deixará ninguém indiferente!

8 comentários:

  1. Fiquei muito surpreendida. Eu costumo ter muito medo destas edições de autor, embora já tenha tido esta capa sobre olho, chama-me imenso a atenção. Agora fiquei curiosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sou propriamente dada a edições de autor, mas esta é das boas :) Gostei bastante porque é uma estória diferente, mesmo tendo um triângulo amoroso (eu sei, super cliché), mas consegue dar a volta com uma protagonista bastante sádica!
      E a capa é fantástica! *.*
      Aconselho ;)

      Eliminar
  2. O interesse por essa obra já era grande ao ler a descrição, mas agora, não tem medidas! Precisamente aquele tipo de livro que me faz ficar acordada até tarde.
    Ass: Mistery

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma excelente aposta, fez-me ficar acordada e exceder o meu horário de leitura várias vezes :)

      Eliminar
  3. Vou querer ler mais uma vez antes de escrever a opinião :p

    ResponderEliminar