RECENTES

segunda-feira, 24 de junho de 2013

"A Trama da Estrela" de Vasco Ricardo [Opinião Literária]

Título: A Trama da Estrela
Autor: Vasco Ricardo
Editora: Pastelaria Studios

Sinopse:
Enquanto uma negra conspiração se vai expandindo por algumas cidades europeias, três adolescentes divertem-se, navegando pela Internet, tentando decifrar mistérios e crimes até então irresolúveis.
Dana, Mark e Rohan são provenientes de nações distintas mas os seus interesses e suas motivações convergem. À medida que uma onda de crimes vai assolando o território do velho continente, os jovens vão interagindo através das comuns salas de chat, falando sobre um infindável número de temas.
O percurso das suas vidas toma, porém, um rumo diferente, acompanhado de estranhos acontecimentos que podem mudar os seus destinos. Paralelamente, uma sociedade secreta, cujos elementos parecem tão competentes quanto obstinados, move-se de forma obscura e sanguinária, onde todos os seus passos são criteriosamente preparados, na tentativa de alcançar um marco até então inatingível.

Opinião:
Vasco Ricardo tece nesta obra um policial marcadamente juvenil, um thriller dinâmico que acompanha os crimes cometidos por uma organização com um objetivo secreto. Para desvendar esta operação e impedir a perda de mais vidas, três jovens unem-se numa sala de chat e discutem possíveis motivações por detrás de toda esta trama.
Ao longo da narrativa, o leitor é levado numa viagem pela Europa, descobrindo inúmeras curiosidades acerca de alguns pontos de referência europeus bastante conhecidos. O autor cria um ambiente propício à aprendizagem para o leitor, proporcionando pequenos detalhes sem se tornar demasiado descritivo. Denota-se, portanto, o esforço e dedicação do autor em desenvolver cenários diversos e bem explorados, através de uma pesquisa meticulosa.
O enredo é engenhoso e apelativo, com momentos peculiarmente macabros para o teor juvenil da obra. No entanto, foram as descrições brutais dos crimes perpetrados que estabeleceram a força motriz para progredir com esta leitura. Na verdade, a meio do livro já havia descoberto os contornos gerais da estória, o que me desapontou grandemente e retirou algum prazer à leitura. Apreciei a lógica por detrás de todos os acontecimentos e a forma como pequenos eventos se entrelaçaram para criar uma teia de motivações e identidades ocultas, mas a estória peca pela excessiva previsibilidade.
As personagens foram sem dúvida o maior entrave à minha apreciação desta obra. A começar pela identificação excessivamente infantil dos membros da organização terrorista, em detrimento de um ambiente mais formal que teria sido muito mais apropriado para uma demanda militar. Em segundo lugar, a própria caracterização é superficial, estabelecendo as personagens como meros veículos para atitudes ambíguas e ocas. Não consegui estabelecer uma ligação de empatia com qualquer um dos protagonistas, simplesmente porque não entendi verdadeiramente as suas motivações, a sua essência. Os diálogos entre os três jovens oscilavam entre conversas realistas para a faixa etária e expressões algo forçadas e contrastantes com a imagem que possuo da adolescência. Os capítulos que relatam as conversas no chat, tornaram-se, rapidamente, repetitivos, desinteressantes e maçadores, servindo apenas para mascarar a descoberta da ligação entre os crimes e a lógica por detrás da trama.
O próprio final carece de credibilidade: num momento de elevada tensão, onde as emoções deveriam estar ao rubro, as personagens reagem com demasiada leveza. No fundo, deveria haver mais tragédia, mais emotividade e menos resoluções fáceis. Esta inverosimilhança foi um final amargo para uma estória com potencial.
Ainda assim, devo destacar a escrita acessível e o ritmo fluído, sem grandes entraves ao decorrer da ação. Gostaria apenas de ter estabelecido uma conexão mais profunda com as personagens, mas a verdade é que, a certo ponto na estória, deixei de me importar com o seu rumo. No geral, um enredo interessante que, na minha opinião, poderia ter sido desenvolvido de forma mais eficaz.

5 comentários: