RECENTES

sábado, 4 de maio de 2013

"O Recife" de Nora Roberts [Opinião Literária]

Título: O Recife
Autora: Nora Roberts
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]

Sinopse:
A arqueóloga marinha, Tate Beaumont, é apaixonada pela caça ao tesouro. Ao longo da vida, ela e o pai descobriram muitas riquezas fabulosas, mas há um tesouro que nunca conseguiram encontrar: a Maldição de Angelique - um amuleto com pedras preciosas, obscurecido pela lenda e manchado de sangue. Para encontrarem este artefacto precioso, os Beaumonts aceitam, hesitantemente, uma parceria com os mergulhadores Buck e Matthew Lassiter. Tate não fica feliz por partilhar o seu sonho, mas não tem alternativa. E, à medida que os Beaumonts e os Lassiters disponibilizam recursos para localizar a Maldição de Angelique, as águas das Caraíbas adensam-se com desilusões sombrias e ameaças escondidas. A parceria entre as famílias é posta em causa quando Matthew se recusa a partilhar informação - incluindo a verdade sobre a morte misteriosa do seu pai, alguns anos antes. E conforme Tate e Matthew avançam com a sua desconfortável aliança... o perigo e o desejo ameaçam emergir.

Opinião:
Eis outro livro de Nora Roberts que cumpriu o seu objetivo central: entreteu-me, distraiu-me e envolveu-me na estória. O leitor é transportado para as profundezas do mar azul celeste num paraíso à beira-mar nas Caraíbas, em busca de um tesouro perdido nas lendas de outros séculos.  Uma abordagem exótica à estrutura comum dos livros de Nora Roberts, com grande potencial para refrescar este romance.
Contudo, todo este potencial é desperdiçado numa atribulada estória de amor que não me seduziu. Matthew é um jovem ambicioso, demasiado orgulhoso e amargurado. Já Tate é uma sonhadora, sentimental e movida pelo gosto pela ciência. Gostei da diferença abismal entre os dois e do choque entre personalidades. Mas este é um amor desencontrado no passado e que parece apenas ser retomado no presente com base numa atracão física. Este aspeto pareceu-me algo frio e distanciou-me do envolvimento que poderia ter estabelecido com as personagens.
No entanto, através da personagem de VanDyke é explorada uma importante lição de vida sobre a ganância e a obsessão desmedida por bens materiais. Em suma, gostaria que este romance me tivesse despertado mais emoções relativamente ao casal principal, mas apreciei o enredo dinâmico e empolgante da busca pelo tesouro.

6 comentários:

  1. Olá! Este foi um romance que gostei muito de o ler, na altura, mas não me lembro desse aspecto na relação entre eles... Já o VanDyke era um louco, bolas! O.o
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava sinceramente de ter apreciado mais este livro porque a sinopse deixou-me a pensar que o iria adorar... Na verdade, achei-o muito "morno", não me interessei muito pelo casal protagonista. O melhor aspeto foi sem dúvida o vilão, VanDyke, grande maluco mesmo O.o

      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Sou fã da Nora Roberts.
    Tenho um miminho para ti no meu blog, espero que gostes! ;)

    http://www.lerviverler.blogspot.pt/2013/05/vida-noutro-blog-54.html

    ResponderEliminar
  3. Estou para ler este livro há alguns anos (porque acho que deve ser perfeito para ler nas férias) mas acaba sempre por ser adiado de verão para verão :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No Verão este livro tem outro sabor, com todas as descrições marítimas! Acho que é uma excelente ideia esperares pelo Verão para o ler :)

      Eliminar