RECENTES

terça-feira, 7 de maio de 2013

"Morte no Nilo" de Agatha Christie [Opinião Literária]

Título: Morte no Nilo
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº30) / Hercule Poirot (nº15)

Sinopse:
A tranquilidade de um cruzeiro ao longo do Nilo é ensombrada pela descoberta do cadáver de Linnet Ridgeway. Ela era jovem e bela; e tinha tudo… até perder a vida! Hercule Poirot apercebe-se de que, a bordo do navio, todos os passageiros são possíveis assassinos: pelas mais diversas razões, todos tinham algo a apontar a Linnet. Mas quem terá sido levado ao acto extremo de a alvejar? Ainda que tudo aponte para a mesma pessoa, o detective cedo descobre que naquele cenário exótico nada é exactamente o que parece.

Opinião:
Mais uma obra que me deixou rendida à escrita de Agatha Christie: fluída e maravilhosamente simples, ao mesmo tempo repleta de subtis indícios que constroem todo o mistério. Ambientada no exóticos cenários do Egito – um país pelo qual nutro um eterno fascínio –, esta estória deixou-me completamente envolvida. Ao virar de cada página dava por mim a analisar personagens, a colher pistas e a procurar motivos, tudo para tentar deslindar quem desferiu o derradeiro golpe assassino. Só a Rainha do Crime me consegue envolver tanto numa investigação criminal!
Nesta obra é apresentado um leque de personagens extremamente variado e rapidamente nos apercebemos que todos têm uma ligação à vítima, Linnet Ridgeway. Apesar da sua generosidade, simpatia e encanto natural, todos parecem ter um motivo muito particular para a matar. É nesta atmosfera de desconfiança e ressentimento que o famoso e genial detetive Hercule Poirot terá de pôr à prova as suas capacidades enquanto perito na mente humana.
Como já seria de esperar, não consegui descobrir o assassino. A revelação final foi uma surpresa total e todos os pequenos pormenores, aparentemente irrelevantes, quando juntos e explicados por Poirot fizeram todo o sentido! Indubitavelmente uma das minhas obras favoritas de Agatha Christie!

4 comentários: