RECENTES

terça-feira, 14 de maio de 2013

"A Pousada no Fim do Rio" de Nora Roberts [Opinião Literária]

Título: A Pousada no Fim do Rio
Autora: Nora Roberts
Editora: Saída de Emergência [Chá das Cinco]

Sinopse:
Olivia MacBride e os seus pais eram a típica família de sonho de Hollywood, não lhes faltando fama, fortuna e amor. Até à noite em que Olivia, de quatro anos, acorda e encontra a mãe brutalmente assassinada aos pés do pai. Nesse momento, a vida de Olivia mudará para sempre. Acolhida pelos avós num recanto resguardado pela Natureza, Olivia aprende a enterrar bem fundo o passado. Determinada a proteger-se de memórias dolorosas, cresce limitando a sua vida às florestas verdejantes e à Pousada do Fim do Rio. Mas quando aparece Noah Brady, a jovem terá de se esforçar muito para resistir à atracção que sente por ele. Infelizmente, o futuro é caprichoso e Noah trai a confiança de Olivia. Apesar de ele nunca desistir de a ajudar a lidar com os traumas do passado, poderá a jovem voltar a confiar em Noah? Mais: o pai de Olivia é liberto da prisão e parece que há segredos terríveis a descobrir sobre aquela fatídica noite.

Opinião:
Neste livro estamos perante a fórmula do sucesso de Nora Roberts: drama, amor, ação, mistério, redenção… Talvez por isso esta estória peque pela pouca originalidade, pois, para quem já leu muitas obras desta autora, acaba por não trazer muito de novo.
O casal principal é minimamente cativante, o que permitiu que me dedicasse a esta leitura, apesar da previsibilidade. A protagonista, Olivia, possui uma personalidade complexa, misturando inocência e coragem. A tragédia do seu passado e a traição a que foi sujeita arrefeceram-lhe o coração mas mesmo assim é obstinada o suficiente para perseguir os seus sonhos. Apreciei o facto de não se entregar logo a Noah e dificultar-lhe as suas tentativas de a reaver.
Noah é uma personagem diferente, gostei do facto de não ser o homem perfeito, pois acaba por magoar quem ama, mesmo que as suas intenções não sejam más. Apreciei o crescimento e amadurecimento desta personagem, e acabei por admirar a sua persistência e paciência perante Olivia.
Quanto ao mistério, achei-o um pouco pobre e desconfiei rapidamente da identidade do criminoso, o que me desmotivou um pouco. Não é de todo um dos melhores livros de Nora Roberts, mas fornece aos seus fãs o conforto do lugar-comum. No fundo, não deixa de ser um bom livro para relaxar e descontrair, uma leitura leve, com a qualidade a que Nora Roberts já nos habituou.

4 comentários: