RECENTES

quinta-feira, 16 de maio de 2013

"Crime em Hickory Road" de Agatha Christie [Opinião Literária]

Título: Crime em Hickory Road
Autora: Agatha Christie
Editora: Edições Asa
Coleção: Obras de Agatha Christie (nº31) / Hercule Poirot (nº29)

Sinopse:
Um surto de cleptomania numa residência estudantil não é propriamente o tipo de crime que desperta o interesse de Hercule Poirot. Mas quando o famoso detective vê que a lista de objectos roubados inclui um estetoscópio, umas calças velhas de flanela, uma caixa de bombons e um anel de diamantes encontrado num prato de sopa felicita a directora, Mrs. Hubbard, por este "belo e invulgar problema".
A lista não faz qualquer sentido. Mas para Poirot, sempre alerta, se se trata do trabalho de um qualquer ladrãozeco, porque estará toda a gente tão assustada?

Opinião:
Neste volume é-nos apresentada uma personagem pela qual os fãs de Poirot certamente nutrirão uma grande afeição: Miss Lemon, a sua eficaz e infalível secretária. Mas, quando esta chega excecionalmente atrasada e comete alguns erros, Poirot inevitavelmente desconfia que algo mais estará por trás de tão incaracterística atitude. O verdadeiro motivo levará Poirot a uma pensão para estudantes estrangeiros, governada pela irmã de Miss Lemon, onde ocorrem roubos e atos de vandalismo inexplicáveis.
Quando estes acontecimentos bizarros dão lugar a homicídios a sangue frio, Poirot terá de pôr as suas “celulazinhas cinzentas” a funcionar. No meio de um rol de personagens exóticas e caricatas, é difícil discernir o motivo para tantos eventos aparentemente não relacionados. Apesar de ter algumas suspeitas, não consegui deslindar este mistério. Mais um policial que me deixou rendida às capacidades geniais de Agatha Christie.

0 comentários: